Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão Executiva da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental solicita audiência com Queiroga

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão Executiva da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental solicita audiência com Queiroga

  • Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 10h10
imagem sem descrição.

Grupo esteve reunido na terça-feira (5/10). Entre as deliberações, está o pedido de uma audiência para busca de apoio do Ministério da Saúde

A Comissão Executiva da  5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que está sendo organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) decidiu, na terça (5/10), solicitar uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar sobre a atuação do segmento gestor na evento. A deliberação, entre outras, ocorreu durante a primeira reunião da Comissão Executiva da 5ª CNSM, que ocorreu de forma remota.

A conferência será realizada entre os dias 17 e 20 de maio de 2022. O tema da 5ª CNSM será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O pedido de apoio ao Ministério da Saúde será encabeçado pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto. A data da audiência com o ministro ainda não está marcada.

O eixo principal da 5ª CNSM será “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Durante a primeira reunião da Comissão Executiva da 5ª CNSM, a coordenadora da CISM e da Comissão Organizadora, Marisa Helena Alves, reforçou junto aos integrantes do grupo a urgência na composição das comissões de Mobilização e Comunicação e na de Formulação e Relatoria. A ideia é que, na próxima reunião da Comissão Organizadora, já seja formalizado o documento orientador e o regulamento da conferência, o qual irá dar subsídio para estados e municípios durante a realização das etapas que antecedem o encontro nacional.

 Saiba mais sobre a 5ª CNSM

Foto: Freepik

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página