Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do CNS elege novos membros para mandato até 2026

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do CNS elege novos membros para mandato até 2026

  • Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 16h55
imagem sem descrição.

Após processo eleitoral realizado a partir de agosto de 2021, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), divulga nesta sexta (19/11) Nota Técnica com os membros eleitos para integrar o órgão. Os nomes dos novos integrantes, que atuarão entre 2022 e 2026, foram apreciados durante a 72ª Reunião Extraordinária do CNS, realizada em formato virtual, e atenderam a uma série de regras regimentais, garantindo transparência do processo.

A Conep é um espaço de extrema relevância para o país. Sua composição é multi e transdisciplinar, reunindo representantes de diferentes áreas do conhecimento responsáveis por avaliar aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. 

WhatsApp Image 2021 11 19 at 11.32.12 1030x579

Seus membros elaboram e atualizam diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa, além de coordenarem o Sistema de Comitês de Ética e Pesquisa (CEP/Conep), espaços presentes em todos os territórios brasileiros, onde pesquisadores, professores e universitários, instituições de ensino, centros de pesquisa, fomentadores de pesquisa e os participantes de pesquisa integram os comitês.

Metodologia processo eleitoral na Conep

Os membros eleitos exercem mandatos de quatro anos, com renovação de metade da Comissão a cada dois anos “para evitar descontinuidade e garantir a memória dos processos”, explicou Jorge Venâncio, coordenador da Conep. O processo eleitoral é regulamentado pela Resolução nº 446/2011, do CNS. Ao todo, foram 104 inscritos de várias partes do Brasil. As candidaturas foram rigorosamente analisadas por uma comissão eleitoral interna. 

A Conep é paritária. Metade composta por homens e metade composta por mulheres, com descentralização regional, contemplando a diversidade territorial do país. Uma parte dos membros é indicada diretamente pelo plenário do CNS, com representações dos usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e a outra parte é eleita a partir de indicações de membros dos CEP pelo Brasil.

WhatsApp Image 2021 11 19 at 11.51.38 1030x579

“Esse processo foi conduzido com muito cuidado para contemplar a heterogeneidade necessária tanto na questão de gênero, distribuição geográfica do país e áreas do saber. Foi um processo bastante cuidadoso para garantirmos a proteção dos participantes de pesquisa”, disse a conselheira nacional de Saúde integrante da Conep, Laís Souza.

Neilton Araújo, conselheiro nacional de Saúde representante do Ministério da Saúde validou o processo. “Vivemos atualmente a necessidade de atuar cada vez com mais com evidência, base científica e fundamentação ética. Esses desafios foram colocados de maneira mais visível para a sociedade como todo”, disse.

WhatsApp Image 2021 11 19 at 09.37.00 1030x686

Leia a Nota Técnica com os nomes dos novos membros da Conep

Assista a reunião na íntegra

Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página