Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão da Câmara aprova audiência para debater realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão da Câmara aprova audiência para debater realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

  • Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 16h54
imagem sem descrição.

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara Federal aprovou, nesta terça-feira (23/11), requerimento de audiência pública para debater a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM). A iniciativa é da deputada federal Erika Kokay, coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.

“Apesar da deliberação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de realização da 5ª Conferência em maio de 2022, o Ministério da Saúde, até o presente momento, ainda não tomou as providências necessárias para a sua realização”, justifica Kokay.

“É importante destacar que as Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem substantivamente para a política de saúde mental, álcool e outras drogas, e direciona as políticas de governos em todas as unidades da federação, na implementação de um sistema descentralizado e integrado de saúde. São formas de revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial, álcool e outras drogas”, completa a parlamentar.

A Conferência – O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou no dia 14/12/2020, a Resolução nº 652 que convoca a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM), cuja etapa nacional será realizada em Brasília, entre os dias 17 e 20 de maio de 2022, precedida de etapas municipais e estaduais que poderão ser realizadas ainda em 2021. A 5ª CNSM é uma deliberação da 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em agosto de 2019, com a participação de mais de cinco mil pessoas.

Saiba mais sobre a 5ª CNSM

Por: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

Fonte: Portal EK

registrado em:
Fim do conteúdo da página