Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde completa 85 anos, sendo 32 de participação popular

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde completa 85 anos, sendo 32 de participação popular

  • Publicado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 16h58
imagem sem descrição.

Nesta quinta, 13 de janeiro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), completa 85 anos de existência. Integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, o CNS é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), que é sua maior bandeira.

Com participação de diferentes setores da sociedade, o CNS se firmou ao longo dos anos como uma estrutura atuante nos principais debates que envolvem a defesa da saúde pública e de qualidade. Para  presidente da entidade, Fernando Pigatto, entre as inúmeras conquistas, a que mais se destaca foi a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição de 1988.

“São 85 anos de história e 32 de participação popular. Tivemos muitas vitórias nesse período e, sem dúvidas, a principal conquista é o SUS, que não pode existir sem controle social e sem democracia. A sociedade constrói diariamente a Saúde Pública brasileira, que é a maior política social do mundo”, disse.

Embora tenha recebido um capítulo inteiro na Constituição, que determina que a Saúde deve ser universal, gratuita e de acesso igualitário a todos, o SUS teve sua lei de criação regulamentada, a de nº 8080, apenas dois anos mais tarde, no dia 19 de setembro de 1990. Antes de 1988, o sistema de saúde pública do país atendia apenas a quem contribuía para a Previdência Social. A saúde era centralizada e de responsabilidade federal, sem a participação dos usuários.

Antes da criação do SUS, a população que poderia usar recebia apenas o serviço de assistência médico-hospitalar. Na época, cerca de 30 milhões de pessoas tinham acesso aos serviços hospitalares. As pessoas que não tinham carteira assinada, nem contribuíam  com a previdência, dependiam da caridade e da filantropia.

Hoje, o SUS se apresenta como o maior sistema público de saúde do mundo, além de ser o maior patrimônio da população brasileira e o principal aliado da sociedade no enfrentamento à Covid-19 e outras emergências em saúde pública. Sofre, contudo, com o sucateamento que reflete diretamente na sociedade brasileira, como lebrou o presidente do CNS.

“Apesar das conquistas, temos muitos desafios também, principalmente contra o desfinanciamento da Saúde, o negacionismo e a mercantilização das políticas públicas. Por isso, temos muito para festejar, mas muito para seguir lutando também, de forma perene. Viva o Conselho Nacional de Saúde!”, afirmou Pigatto.

CNS: 85 anos de história, 32 anos de participação popular e muitas lutas pela frente.

Veja a mensagem do presidente do CNS, Fernando Pigatto

 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página