Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS assina termo de adesão à campanha internacional contra hanseníase

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS assina termo de adesão à campanha internacional contra hanseníase

  • Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 18h44
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) assinou nesta quarta (02/02), em Brasília, o termo de adesão à campanha internacional “Não Esqueça da Hanseníase”, idealizada pelo Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa. O objetivo é fazer um apelo mundial para que a doença não seja esquecida em meio à pandemia de covid-19.

Fernando Pigatto, presidente do CNS, afirmou que o controle social seguirá reverberando a pauta para a conquista de direitos. “Essa é mais uma das pautas que são fundamentais no nosso Conselho. É uma luta que não pode parar”, afirmou. “A autoridade máxima do nosso país faz falas contra os direitos das pessoas, reforçando estereótipos e discriminação”, lembrou, em referência a falas do presidente da república que reforçam o estigma contra pessoas com hanseníase.

Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2019, o Brasil registrou 27.864 novos casos da doença, enquanto em 2020 esse número caiu para 17.979 e, em 2021, para 15.155. Arthur Custódio, coordenador nacional do Morhan, representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan) afirmou que há subnotificação e negligência cada vez maiores nos últimos anos. “O esquecimento da hanseníase perdura”, ainda mais em cenário de pandemia de Covid-19. 

IMG 1124 1500x1000

Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais, é um dos parceiros da campanha. Na ocasião, ele também assinou o termo. “Para nós é uma honra trazer a divulgação dessa campanha. Tivemos erros no passado que agora precisam ser corrigidos”, disse.

A Miss Brasil Mundo 2021, Carolina Teixeira, embaixadora internacional do enfrentamento à hanseníase, relatou sobre o último concurso que participou, em Porto Rico, onde muitas pessoas sequer sabiam o que era hanseníase. “No concurso Miss Mundo, apresentei a luta contra a hanseníase, mas infelizmente era desconhecida. No Brasil, mesmo com uma alta incidência, pouco sabemos sobre. Nós, brasileiros, precisamos nos importar mais com a causa. O desconhecimento gera preconceito”.

As(Os) representantes da Mesa Diretora do CNS, Maria da Conceição Silva, Ana Lúcia Paduello, Fernanda Lou, Neilton Araújo, Francisca Valda da Silva e Madalena da Silva Teixeira participaram do encontro. A conselheira nacional de Saúde que representa o Morhan no CNS, Patrícia Soares; Ana Carolina Dantas e Marco Aurélio Pereira, da Secretaria Executiva do CNS; além de assessores e assessoras das instituições envolvidas, também participaram da cerimônia de assinatura.

19 1500x1000

O que é hanseníase?

Hanseníase é uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos. Com o tratamento adequado, a partir da medicação e acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde de todo país, a doença tem cura. A transmissão se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento afetadas pela doença na sua forma multibacilar. A partir do início do tratamento, a doença deixa de ser transmissível. 

São sinais e sintomas da doença: Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil; sensação de fisgada e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; pele seca; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados; dor e espessamento dos nervos periféricos; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e, nódulos avermelhados e/ou doloridos espalhados pelo corpo.

IMG 1059 1500x1000

Veja fotos do evento

Ascom CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página