Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para curso EAD de combate ao Aedes Aegypti estão abertas para conselheiros de saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Inscrições para curso EAD de combate ao Aedes Aegypti estão abertas para conselheiros de saúde

  • Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 09h57

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) abriu mais um ciclo de capacitações do Aedes na Mira, projeto que oferece suporte às ações de controle do Aedes Aegypti e de doenças causadas pelo mosquito. A ferramenta é voltada para conselheiros(as) de saúde, gestores e profissionais de saúde. A capacitação é gratuita e realizada na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com duração de três meses e carga horária de 40 horas. As aulas da primeira turma começam em 4 de fevereiro e vão até 12 de maio.

Para se inscrever, basta clicar aqui

De acordo com Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), diante dos índices de arboviroses, a formação se faz fundamental. “Este curso já teve um resultado bastante positivo no ano passado. Durante a 1ª Conferência Nacional de Vigilância e Saúde (1ª CNVS), a formação foi apontada como uma questão importante porque tem a ver com cuidado e prevenção. Este curso até então era direcionado a gestores e profissionais, mas a partir de uma parceria que estamos estreitando entre CNS e Conasems, o curso foi ampliado também para conselheiros e conselheiras de saúde em todo o Brasil”.

O conteúdo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads) e tem como tema o combate ao aedes na perspectiva da integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica. A capacitação se apresenta em três módulos:

1)  Profissionais de saúde de nível fundamental e médio: o foco está nas formas de controle do vetor, educação em saúde e mobilização social, atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;

2) Profissionais de saúde de nível superior: a capacitação oferece informações e ferramentas para desenvolver competências em atividades de assistência, vigilância e controle de arboviroses, classificação do risco e protocolo da enfermagem, organização da Unidade Básica de Saúde em situação de epidemia;

3) Gestores de saúde: objetivo é capacitar secretários municipais, diretores e coordenadores de departamentos e/ou programas para que possam elaborar e gerenciar o Plano Municipal de prevenção e controle das arboviroses, organização da rede de saúde, integração de equipes, mecanismos de financiamento e monitoramento das ações municipais.

A ferramenta EAD é acompanhada por tutores que foram capacitados pelo Ipads e estão aptos a auxiliar os alunos durante o processo de aprendizagem. Ao final da capacitação, os 300 melhores projetos de intervenção/propostas de ação participarão da mostra do projeto, a ser realizada durante o XXXV Congresso Conasems, que acontecerá em Julho de 2019 em Brasília.

Fonte: Com informações de Conasems

registrado em:
Fim do conteúdo da página