Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Porto Alegre realizará sua 8ª Conferência Municipal de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Porto Alegre realizará sua 8ª Conferência Municipal de Saúde

  • Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 08h32

A 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª CMS), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), será realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Porto Alegre. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.

O regimento da 8ª CMS está em fase de estudos finais e será apresentado, pela comissão organizadora, ao plenário do conselho no dia 17 de janeiro. Após a aprovação, o documento será divulgado. A comissão já lançou a identidade visual do evento (acesse).

A 8ª CMS será precedida por 8 pré-conferências, uma por território de cada Gerência Distrital de Saúde (GDS) da cidade, garantindo e fomentando a participação da população. As datas ainda estão em confirmação, mas devem ocorrer conforme calendário abaixo:
 
  • 09/03/2019 – GDS Restinga, Extremo-Sul e GDS Norte, Eixo-Baltazar
  • 16/03/2019 – GDS Partenon e Lomba do Pinheiro e GDS Sul Centro-Sul
  • 23/03/2019 – GDS Centro e GDS Noroeste, Humaitá, Naveganes, Ilhas
  • 30/03/2019 – GDS Glória, Cruzeiro, Cristal e GDS Leste, Nordeste
 
Todas acontecerão no mesmo horário: 13h às 19h
 
 

As inscrições para a etapa final da 8ª CMS  serão abertas em final de março e para as pré-conferências a partir de 15 de fevereiro. Em breve serão divulgadas novas informações. Para dúvidas entre em contato pelo e-mail: conselhodesaudepoa@gmail.com.

Confirme presença no evento no Facebook

 
Fonte: Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
registrado em:
Fim do conteúdo da página