Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Opas partilha Estratégias de Cooperação do Brasil até 2027 em reunião do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Opas partilha Estratégias de Cooperação do Brasil até 2027 em reunião do CNS

  • Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 15h32
imagem sem descrição.

A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, participou da reunião da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta quinta-feira (7/07), e partilhou sobre a construção da Estratégia de Cooperação do País para os próximos cinco anos (2022 a 2027). A cooperação é construída pela OPAS e será formalizada no dia 18 de Julho.

De acordo com Socorro Gross, o plano estratégico tem cinco pontos-chave, sendo que preservar a população é o primeiro deles. “Nós trabalhamos sobre os riscos que vão além do setor saúde. A segurança do Estado sobre os interesses comerciais do que a sociedade está consumindo e experimentando”, disse Socorro ao ressaltar a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre cigarros eletrônicos.

A construção e o fortalecimento do SUS, vigilância e respostas ao conjunto da sociedade e aspectos regulatórios no país também foram apresentados entre os pontos-chave do planejamento. “Um país não pode ter uma dependência tão grande de outros locais do mundo para, por exemplo, trazer máscaras e luvas. É necessário ter investimentos em pesquisa para vacinas e medicamentos. É preciso dar condições ao país de se contrapor ao mercado. Temos que mostrar que o Brasil é um gigante na inovação e defender que o país pode fazer da inovação e produção de saúde um setor econômico importante”, completou Socorro Gross

Na ocasião, a representante da Opas destacou a importância da mobilização em torno da campanha de incentivo à vacinação Vacina Mais, lançada no dia 29 de junho e desenvolvida pelo CNS em parceria com a Opas, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os integrantes da mesa diretora do CNS agradeceram a Opas pelo apoio na construção de um SUS mais forte e pela ajuda e parceria na proteção do direito à Saúde. 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página