Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda que Sesai cumpra percentual mínimo para aquisição de alimentos da agricultura familiar

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda que Sesai cumpra percentual mínimo para aquisição de alimentos da agricultura familiar

  • Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 16h10
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou ao Ministério da Saúde para que as compras institucionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) cumpram o percentual mínimo de 30% dos recursos da aquisição de alimentos da agricultura familiar, priorizando a produção dos povos indígenas.

A recomendação, publicada na terça (2/08), reforça que as ações de alimentação e nutrição devem ser desempenhadas de forma transversal às ações de saúde.

O documento leva em consideração que sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) recaem todas as consequências da insegurança alimentar e nutricional, a “carga dupla da má nutrição”, ou seja, do excesso do consumo de produtos ultra processados (ricos em açúcar, sal, gordura e conservantes) e a falta de acesso à alimentação saudável. Além disso, chama atenção para o fato de que a pandemia da Covid-19 ampliou a visibilidade sobre as desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero e as condições precárias de vida a que estão submetidas parcelas imensas da população brasileira.

A recomendação destaca também as práticas de subsistência dos povos indígenas sofrem constantes transformações e ameaças decorrentes da diminuição dos limites territoriais, da presença ilegal de posseiros em suas terras, da atuação das madeireiras e de garimpeiros, resultando no envenenamento de rios, na devastação de florestas e da instalação regimes econômicos devastadores ao cultivo de diversas espécies. 

Salienta ainda as dificuldades geradas ao acesso aos alimentos tradicionais e à preservação da cultura alimentar dos povos indígenas.

Ascom CNS

Foto: Mario Vilela / Funai

#PraCegoVer #PraTodosVerem #PraTodoMundoVer: Foto de uma plantação com três homens indígenas capinando. O indígena à esquerda está usando uma bermuda preta, sem camisa e tem cabelos longos, ao centro um indígena mais velho, com bermuda jeans, camisa xadrez, vestimenta colete branco e adereços vermelhos na cabeça e à direita há um indígena de cabelos curtos e cocar usando bermuda azul escuro

registrado em:
Fim do conteúdo da página