Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS realiza encontro nacional para garantir a proteção dos seres humanos em pesquisas

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS realiza encontro nacional para garantir a proteção dos seres humanos em pesquisas

  • Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 08h51

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza nesta segunda-feira (26/11) e terça (27/11) o 5º Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (ENCEP). O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O encontro, realizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do CNS em parceria com o Ministério da Saúde, conta com a participação de aproximadamente 600 pessoas de todas as regiões do país. Dentre elas pesquisadores, participantes de pesquisa, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e interessados na área.

O objetivo é trocar experiências para o enriquecimento e qualificação da análise ética das pesquisas que envolvem seres humanos no país a fim de garantir a proteção dos participantes de pesquisas.

Para o presidente do CNS, Ronald dos Santos, esse é o momento primordial para a regulação social da proteção dos sujeitos de pesquisa. “Estamos próximos da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Neste momento, discutir os avanços que conseguimos produzir, em torno da regulação social do sujeito de pesquisa, é muito importante”, avalia Ronald. “Ter essa regulação social dentro da estrutura da gestão participativa é fundamental”.

Pesquisas de interesse estratégico para o SUS e acesso pós-estudo em pesquisas de doenças ultrarraras estão entre os temas que serão debatidos no 5º ENCEP.

 Confira a programação do 5º ENCEP

Confira o álbum de fotos do primeiro dia do evento

Participaram da cerimônia de abertura o coordenador geral da Conep, Jorge Venancio; a coordenadora de pesquisa clínica e representante do Departamento de Ciências e Tecnologia (DECIT), Patrícia Boaventura; o diretor do Hospital Moinhos de Vento, Luciano Hammes e os relatores da Conep Etiane Caloy e Paulo França, entre outros.

#PraCegoVer: A imagem mostra cinco palestrantes do Quinto Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa, atrás da mesa de apresentação dos debates.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde/Conep

registrado em:
Fim do conteúdo da página