Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Democracia, SUS e controle social são destaques do CNS em simpósio da Opas/ OMS, em Bogotá

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Democracia, SUS e controle social são destaques do CNS em simpósio da Opas/ OMS, em Bogotá

  • Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 18h51
imagem sem descrição.

Fernando Pigatto, presidente do CNS, falou sobre sistema de saúde como política pública na mesa redonda sobre experiências para enfrentar os desafios globais 

“Uma gestão pública que não leva em consideração à sociedade perde a oportunidade de unir forças, encontrar soluções e transformar realidades”. A importância do controle social, foi um dos destaques do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, durante o 7º Simpósio Mundial de Pesquisas em Sistemas de Saúde, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, nesta sexta-feira (1/11/22), em Bogotá. 

Pigatto ressaltou que o controle social não se dá por acaso, mas é base de muita luta e compartilhou a experiência sobre a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) com representantes de outros países que participaram da mesa redonda, sobre o tema “O Desempenho dos sistemas de saúde no centro da agenda política: Experiências para enfrentar os desafios globais presentes e futuros”. 

O presidente do CNS destacou que a criação do SUS se deu na década de 1980, fruto da luta do processo de redemocratização do Brasil e da consolidação da Constituição Federal Brasileira, que ampliou o conceito da Saúde para o patamar de direito universal, integrado às políticas econômicas e sociais. Pigatto destacou ainda o papel do SUS e do Conselho Nacional de Saúde durante a Pandemia da COVID-19. “Apesar do governo brasileiro ter negado a existência do vírus, se não fosse o SUS e o controle social, teríamos muitos mais vidas perdidas”, ressaltou ao lamentar que o país tenha alcançado a triste marca de 688 mil mortes. 

Fernando Pigatto encerrou sua apresentação falando sobre os próximos desafios, entre eles, a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde que definirá diretrizes a serem incorporadas aos Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Eleições e democracia

Fernando Pigatto, que participou remotamente do encontro, falou sobre o momento pós-eleitoral que o Brasil está vivendo, que definiu o presidente da República, parlamentares e governadores para os próximos quatro anos. “Tivemos o resultado de uma eleição. Vivemos momentos difíceis nos últimos anos e nós do CNS, do controle social brasieiro em vários níveis, trabalhamos muito contra os retrocessos na saúde e em defesa da democracia. E a gente acredita que o próximo governo brasileiro respeitará o controle social, fortalecerá o SUS e resgatará os valores democráticos”.

Ascom CNS

Foto: Abertura da 16ª Conferência Nacional ed Saúde, em 2019.

registrado em:
Fim do conteúdo da página