Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS participará do 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Salvador (BA) 

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS participará do 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Salvador (BA) 

  • Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h56
imagem sem descrição.

O 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) será realizado, entre os dias 16 e 19 de novembro, em Salvador (BA). O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participará do evento. O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e tem como objetivo compartilhar conhecimentos, saberes, experiências e promover debates que proporcionem o fortalecimento político do campo da enfermagem.   

O congresso é voltado para enfermeiras (os), técnicas (os) e auxiliares em enfermagem, parteiras, estudantes em formação técnica, de cursos de graduação e de pós-graduação, docentes e especialistas. 

Com o tema “Impactos da pandemia no Brasil e os desafios para o campo da enfermagem e saúde”, os participantes deverão discutir os danos causados pela pandemia, com diferentes intensidades e consequências, às populações humanas e aos sistemas nacionais de saúde, em particular, ao SUS. 

Também deverão abordar o impacto da pandemia sobre a força de trabalho em saúde e, consequentemente, no trabalho, nas condições laborais, na saúde das trabalhadoras e trabalhadores e na formação em enfermagem.

Piso Salarial da Enfermagem 

A conselheira nacional de saúde Francisca Valda, que representa a ABEn no Conselho, destaca que a 73ª edição do Congresso acontece em um momento importante da nossa história, que é a conquista do piso salarial para enfermeiras, enfermeiros, técnicas e técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras. 

A legislação que criou o piso encontra-se suspensa, desde o dia 4 de setembro, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu o pagamento da categoria. O CNS, que sempre lutou pela valorização dos profissionais da enfermagem, cobra pelo cumprimento imediato do piso. 

“Estamos na luta para consolidar essa conquista, por isso é muito importante a sua participação no congresso. Precisamos continuar mobilizados para garantir direitos, defender a democracia e o SUS”, afirma Valda. 

Atividades do CNS no 73º CBEn 

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, participará da mesa de abertura do 73º CBEn, na quarta (16/11), às 18h. Na quinta (17/11), às 19h o CNS vai realizar um ato político para intensificar a mobilização para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília (DF).   

Entre as atividades do Conselho no 73º CBEn também está a Mostra Audiovisual: Pandemia, Saúde e Participação Social, com a apresentação de oito documentários produzidos em parceria com o Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na sexta (18/11), a partir das 10h.O CNS também vai promover o lançamento de e-books da “Série Controle Social e Políticas Públicas”, ainda sem horário definido.  

Ascom CNS

Foto: Ato na Câmara dos Deputados, em defesa do piso salarial da enfermagem, outubro/2022. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página