Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS promoverá seminário internacional sobre Participação em Saúde durante o 13º Abrascão

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

CNS promoverá seminário internacional sobre Participação em Saúde durante o 13º Abrascão

  • Publicado: Terça, 15 de Novembro de 2022, 16h32
imagem sem descrição.

No domingo, 20/11, às 9h30, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará o seminário internacional “Experiências e Modelos de Participação em Saúde na América Latina e Caribe. O evento híbrido integra a programação de atividades do CNS no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), de 19 a 24 de novembro, em Salvador (BA). Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube do CNS.

O evento é promovido em parceria com Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), para conselheiras e conselheiros de saúde, lideranças de movimentos sociais ligados à saúde, representantes de entidades e instituições convidadas, pesquisadores, estudantes, especialistas, gestores e interessados no tema nos países da Região das Américas.

A Participação em Saúde é um fenômeno multidimensional, foco de interesse de diferentes áreas do conhecimento. As Ciências Sociais e da Saúde lançam olhares para a Participação em Saúde, produzindo evidências em quantidade crescente no passar dos anos. Procurando compreender a dinâmica da ciência da Participação em Saúde nas Américas, a Opas, o CNS e o Ceap realizaram uma revisão bibliométrica e cientométrica da literatura científica, identificando 641 trabalhos relacionados em bases de dados indexadoras.

O trabalho encontrou 1697 autores que possuem colaborações formais (trabalham conjuntamente no mesmo manuscrito) e informais (possuem um padrão de citação de referências semelhantes em seus trabalhos). Observou-se uma diversidade temática ampla, com pelo menos 250 frentes de pesquisa. Esta produção provém de pelo menos 49 países de quatro continentes (América, Europa, África e Ásia), sendo 17 destes do continente americano, com uma produção consolidada em no Brasil, Canadá e Estados Unidos.

CNS Card Seminário AL Caribe

O objetivo do Seminário Internacional é interligar estas frentes de pesquisa, de maneira com que a produção na área da Participação em Saúde nas Américas possa ser compartilhada e potencializada, por meio de fortalecimento de redes de pesquisa. Também visa identificar problemas práticos, metodológicos e teóricos comuns aos diferentes contextos nacionais, assim como experiências e soluções concretas.

O seminário será das 9h30 às 17h. A programação inclui as mesas redondas “Participação e Sistema Universais de Saúde” e “Histórico e desenvolvimento das experiências e arranjos institucionais de participação em saúde na América Latina”, além da apresentação do Laboratório Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ABRASCÃO 2022

 

 Ascom CNS

 

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página