Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Juventude discute os impactos dos agrotóxicos na saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Juventude discute os impactos dos agrotóxicos na saúde

  • Publicado: Sexta, 16 de Novembro de 2018, 09h26

O Brasil ocupa o ranking de maior consumidor de agrotóxicos em todo mundo. Estudos indicam que todos os anos são utilizados, em média, 7,3 litros de agrotóxicos para cada brasileiro, o que resultou, em 2017, em 11 registros de intoxicação por dia.

Os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde foram discutidos nesta sexta-feira (16/11), na 1° Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), na Universidade de Brasília (UNB), até domingo (18/11).

Utilizado como arma química na primeira e segunda guerras mundiais, os agrotóxicos invadem as mesas dos brasileiros causando graves impactos na saúde, tanto dos produtores quantos dos consumidores, como diversos tipos de câncer e intoxicações agudas.

“Precisamos pautar um novo modelo de produção sustentável, que promova saúde e prevenção de doenças”, avalia a mestranda em saúde coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Denise Braga Dourado.

As propostas aprovadas na conferência da juventude vão compor o relatório que será encaminhado para a 16a Conferência Nacional de Saúde, programada para acontecer em agosto de 2019.

PL do Veneno

Está em tramitação o Projeto de Lei 6.299, de 2002, conhecido como PL do Veneno, que flexibiliza a utilização dos agrotóxicos.

Após 16 anos e diante da resistência de ambientalistas e especialistas em saúde, o PL foi aprovado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Tereza Cristina (DEM/MS) que foi recentemente indicada para assumir o Ministério da Agricultura.

O PL segue agora para votação no plenário da Câmara e, se aprovado, será apreciado no Senado Federal.

#PraCegoVer: A foto apresenta uma palestrante de perfil sentada, atrás da mesa, com o microfone em uma mão e a outra mão para o alto. A imagem ainda pega parte da plateia.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página