Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Queremos ser um ministério de ação e não de gabinete”, diz Nísia Trindade na 339ª RO do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

“Queremos ser um ministério de ação e não de gabinete”, diz Nísia Trindade na 339ª RO do CNS

  • Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 14h13
imagem sem descrição.

“Tivemos muitos retrocessos nas áreas do SUS, mas estamos em reconstrução”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na abertura  da 339ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Esta foi a primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, que o responsável pela pasta comparece a uma reunião do pleno. 

Nísia destacou que é necessário ter clareza que estamos em um momento mais desafiador após os ataques à democracia e ainda em recuperação de uma pandemia. “Diante da conjuntura temos que definir prioridades e fortalecer os laços que nos une a toda sociedade, ganhar a confiança da população com propostas”. Ela ressaltou que o papel do governo é construir conjuntamente uma agenda em prol da melhoria da qualidade de vida da população.

A ministra lembrou ainda que os desafios são múltiplos. Ela destacou a retomada da pauta da saúde da mulher com um cuidado mais integral ao citar a proximidade do 8 de março. Nísia ressaltou as ações em torno da intensificação  da agenda de vacinação e do programa de redução de filas  para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nísia Trindade ressaltou o papel fundamental do Conselho Nacional de Saúde, sua atuação e a importância de o Conselho estar amparado na legislação que criou o SUS, de forma a preservá-lo e protegê-los mesmo sob ataques à democracia.

A ministra afirmou ainda que entre os desafios para este ano está a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que encontra-se na mobilização das etapas municipais. 

 plenocns_walterson.rosa.jpegWalterson Rosa - Ascom MS

Piso da enfermagem

Nísia Trindade reforçou ainda que o Governo Federal está comprometido e trabalhando em várias frentes para acelerar a implementação do Piso Nacional da Enfermagem. Ela informou que um grupo de trabalho interministerial foi instituído para avançar, de forma célere, no texto final da Medida Provisória para implementação do piso. 

A reunião está sendo transmitida ao vivo pelo Youtube. E a partir das 14h, o plenário contará com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde (SE/MS), Swedenberger Barbosa, que abrirá a série de apresentações sobre as novas estruturas organizacionais da pasta, bem como ações em andamento.

Confira as fotos do primeiro turno da 339ª R.O.

registrado em:
Fim do conteúdo da página