Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Diadema - Plenária da Saúde elenca 65 propostas de Diadema para Conferências Estadual e Nacional

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Prefeitura de Diadema - Plenária da Saúde elenca 65 propostas de Diadema para Conferências Estadual e Nacional

  • Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2023, 14h05

Com auditório cheio, população, trabalhadores e gestores construíram propostas para qualificar ainda mais o SUS no município

Mais de 230 usuários, trabalhadores e gestores da saúde de Diadema participaram nesta terça-feira (14) da Plenária Municipal da Saúde. O evento, realizado no auditório do Quarteirão da Saúde, aprovou 65 propostas prioritárias para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no nível local, além de indicações para os Governos Estadual e Federal.

Além da presença da prefeita em exercício Patty Ferreira, a atividade contou com a participação do secretário municipal da Saúde, Zé Antônio, do presidente da Câmara Municipal, Orlando Vitoriano, da presidente do Conselho Popular de Saúde, Maria Aparecida Flaviano Gomes, a Cida, de secretários municipais, conselheiros e outras autoridades.

“Bom ver que todos nós aqui presentes temos o mesmo ideal e objetivo de levantar pautas da saúde para fortalecer o sistema municipal e construir novas oportunidades para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nesses dois anos, na certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Patty Ferreira.

Em seu discurso o secretário municipal da Saúde, Zé Antônio, falou sobre a importância das ações de fortalecimento do SUS. “O tema da Conferência deste ano fala de democracia e vida. A democracia se fortalece neste momento e a plenária é oportuna para construirmos propostas coletivamente para colher bons frutos. Estou como secretário de saúde há poucos dias, mas tenho muita vontade de fazer a diferença e escutar as ideias para avançar. Vamos trabalhar para garantir saúde de qualidade para todos da nossa cidade”, afirmou.

Edilaine Cristina Gomes de Assis, moradora de Diadema há mais de 50 anos, participou pela primeira vez de uma plenária e saiu satisfeita com o resultado. “Gostei de participar, foi um dia muito produtivo. Como iniciante nesse processo, consegui aprender, ver como funciona e acho que é importante essa participação. Quem mais pessoas possam se interessar e participar das próximas. Valeu a pena”. Edilaine, que é usuária da UBS Ruyce, soube da plenária por conta de um convite de uma agente de saúde da sua unidade. Agora, além da participação, ainda foi eleita delegada para a etapa macrorregional. “Agora vamos levar as propostas que tiramos aqui para a próxima etapa”.

Propostas
Os presentes foram inscritos em quatro grupos para construção coletiva das propostas que precisavam estar alinhadas com os eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional: a Eixo 1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Eixo 4 – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

As propostas abordaram desde a importância do financiamento do SUS, investimentos para melhoria do Hospital Municipal e construção do novo hospital de Diadema, recursos para a conclusão das obras dos Centros de Atenção Psicossocial e garantia de financiamento específico para a área de tecnologia desde infraestrutura e conectividade de equipamentos e interoperabilidade dos sistemas.

Também foram apresentadas 10 moções, mas apenas quatro cumpriram o Regimento. Delas, três foram de apoio e uma de repúdio. São elas: Moção de apoio para a retomada de financiamento para os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), Moção de repúdio ao financiamento público das comunidades terapêuticas, Moção de apoio à imediata nomeação da Coordenação do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras drogas no Ministério da Saúde e Moção de apoio para a Revogação da PEC 95 e a responsabilização Federal e Estadual no repasse de recursos orçamentários para a Saúde.

Delegados
Divididos por segmentos, os presentes puderam votar e eleger os delegados que vão representar o município nas próximas etapas. Foram eleitos 12 usuários, seis trabalhadores e seis gestores.

São eles:

Segmento Usuário:
Titulares: Bárbara Xavier Cordeiro, Edilaine Cristina Gomes de Assis, Eliane Maria dos Santos, Givaldo Ferreira de Araújo, João Batista Araújo de Oliveira, José Geraldo Nunes, Leda Aparecida da Silva Bezerra, Luiz Carlo Silva, Maria Aparecida Azevedo, Maria Doraci Viesba, Sara Rosa V. da Silva e Selma Aparecida da Silva.
Suplentes: Cristina da Silva Oliveira e Vanessa Delgado.

Segmento Trabalhador:
Titulares: Ana Maria da Silva Santos, Dario Felix da Silva, Kátia Cheli Kanasawa, Maria Aparecida de Morais Ribeiro, Raimundo Pereira de Sousa e Sonia Aparecida Fernandes.
Suplentes: Amarildo Pereira Amorim e Estela Baptista da Silva.

Segmento Gestor:
Titulares: Cristiane Lopes de Souza, Heloisa Elaine dos Santos, Isabel Cristina Pagliarini Fuentes, Maria Luiza Leão Salerno Malatesta, Maria Regina Tonin e Marusa Fernandes da Silva.
Suplentes: Adriana Aparecida Ferre e Karina Bernardino da Silva.

Próximos passos
A próxima etapa deste processo democrático e participativo de planejamento das ações para o SUS vai ser a Etapa Macro regional está prevista para acontecer no dia 22 de março, de forma presencial.
A 9ª Conferência Estadual da Saúde será realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio. Posteriormente, acontece a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, entre 2 e 5 de julho.

Por Tatiana Ferreira
Foto: Dino Santos

 

Fonte: Imprensa Prefeitura de Diadema

registrado em:
Fim do conteúdo da página