Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Manaus - Prefeitura e Conselho de Saúde preparam pré-conferências distritais de saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Prefeitura de Manaus - Prefeitura e Conselho de Saúde preparam pré-conferências distritais de saúde

  • Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2023, 14h07

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 26/1, o Comitê Organizador e Executivo da IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus) definiu o período de 6 a 13 de fevereiro para a inscrição nas pré-conferências dos Distritos de Saúde (Disa) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. Organizadas por iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), as pré-conferências serão realizadas entre os dias 13 e 17 de março.

As inscrições poderão ser feitas por meio de endereço eletrônico (bit.ly/comusmanaus), tendo como público-alvo gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo o limite de vagas nos três segmentos do controle social das cinco zonas geográficas de Manaus.

De acordo com o coordenador adjunto do Comitê Organizador, conselheiro Jorge Carneiro, as pré-conferências representam etapas preparatórias para a IX Comus, marcada para o período de 20 a 23 de março.

“Cada uma das cinco pré-conferências vai eleger os delegados que irão representar as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural de Manaus na Conferência Municipal de Saúde, que é realizada a cada quatro anos, com o objetivo de definir diretrizes para as políticas públicas de saúde nas três esferas de governo. A Comus também é uma das etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que vai acontecer no mês de julho”, informou Jorge Carneiro.

O regimento da IX Comus, definindo as diretrizes para a organização e realização do evento, incluindo os critérios para participação, número de vagas e metodologia de grupos de trabalho, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 20 de janeiro, e homologado na quarta-feira, 25/1, em plenária da 1ª Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, zona Oeste.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Souza, explicou que o regimento da IX Comus foi aprovado inicialmente pela Diretoria Executiva do CMS/Manaus, finalizando o processo com a homologação em plenária por meio dos conselheiros municipais de saúde.

“Esse é um momento importante para Manaus, com as pré-conferências e a Comus, quando será possível escutar a sociedade sobre os planos para a saúde do município nos próximos quatro anos. E cada pré-conferência, além de eleger os delegados para participação na Comus, vai iniciar o debate e a elaboração de propostas que serão levadas para discussão na Conferência Municipal”, destacou Lindomar Souza.

A etapa da pré-conferência do Distrito de Saúde (Disa) Rural será realizada no dia 13/3, seguido do Disa Leste, 14/3, Disa Oeste, 15/3, Disa Sul, 16/1, e encerrando no Disa Norte, 17/3.

Tema

Em referência à celebração dos 35 anos da promulgação da Constituição Brasileira e do SUS, comemorado em 2023, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o mês de julho deste ano, vai abordar o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, que será seguido nas etapas preparatórias em nível municipal e estadual.

A partir do tema principal, a programação vai abordar quatro eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

 

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Manaus

registrado em:
Fim do conteúdo da página