Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Contagem - Contagem realiza etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Prefeitura de Contagem - Contagem realiza etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde

  • Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 14h13

Com o intuito de fortalecer o controle social no SUS Contagem, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizam a etapa local da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia!”, a conferência, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será realizada nos dias 10 e 11 de março (sexta-feira e sábado). 

Para participar não é necessário se inscrever previamente. Os interessados devem comparecer ao local do evento e efetuar a inscrição. No dia 10/3 (sexta-feira), a reunião acontecerá na PUC Minas Contagem, das 18h às 21h. No dia 11/3 (sábado), a reunião será no Colégio Santa Maria, das 8h às 18h. Ambos estão localizados na rua Rio Comprido, 4580, Portaria 7, bairro Cinco. Todos os usuários, trabalhadores e gestores do SUS Contagem estarão envolvidos no encontro. 

A Conferência Nacional de Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS), ocorre a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS.  

Conferência Nacional de Saúde 

A 17ª Conferência Nacional de Saúde é precedida por etapas municipais, que iniciaram em novembro de 2022 e serão concluídas em março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, a serem realizadas de abril a maio de 2023. O evento nacional será entre 2 e 5 de julho deste ano.  

Os eventos locais são organizados pelos conselhos de Saúde junto às respectivas secretarias de Saúde. Para participar, é necessário acompanhar a realização local do evento, no município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final. 

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.  

A assessora de Controle Social do CMS Contagem, Karoline Gibson, apontou os objetivos da reunião. “Queremos discutir as necessidades de saúde da região, ajudar a elaborar propostas de melhorias para o SUS e a estabelecer estratégias para a reconstrução de um Brasil com justiça social, inclusão, liberdade e democracia”. 

Segundo ela, a realização da etapa municipal cumpre o rito legal do chamamento do Conselho Nacional de Saúde, conforme a Resolução nº 669 do CNS, publicada pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União. “Vamos levar propostas e delegados que irão até a etapa final para participar da Conferência Nacional de Saúde”, salientou Karoline Gibson. 

Além da reafirmação do conjunto das propostas aprovadas na 16ª conferência em torno da democracia, saúde e do fortalecimento e financiamento adequados do SUS, a 17ª conferência aponta a importância e a necessidade de colocar reforçar no centro dos debates a garantia de direitos, a defesa do SUS, da vida e da democracia. 

Autor: Estagiária Ana Cecília Araújo sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta
 
Fonte: Imprensa Prefeitura de Contagem
registrado em:
Fim do conteúdo da página