Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselhos estaduais poderão avaliar sobre realização de conferências municipais no mês abril

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselhos estaduais poderão avaliar sobre realização de conferências municipais no mês abril

  • Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 12h20
imagem sem descrição.

A decisão foi tomada em reunião da Mesa Diretora do CNS com os (as) presidentes e secretários (as) executivos (as) dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES)

Foi aberta a possibilidade para que os conselhos estaduais de saúde avaliem sobre a realização de conferências municipais de saúde no mês de abril, já que o prazo regimental para a etapa municipal da 17 ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) está previsto para o período entre novembro de 2022 e março de 2023.

Desta forma, as conferências municipais de saúde poderão ocorrer de maneira excepcional até o dia 30 de abril de 2023, desde que comunicadas até o dia 30 de março aos conselhos estaduais de saúde, que poderão ou não aceitar a excepcionalidade. 

A decisão foi tomada, nesta segunda (7/03),em reunião da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com os (as) presidentes e secretários (as) executivos (as) dos Conselho Estaduais de Saúde (CES). O objetivo é fortalecer a participação popular e ampliar a oportunidade para que os municípios que ainda encontram dificuldades, possam realizar suas conferências. As datas da etapa estadual e da nacional, bem como das conferências livres foram mantidas.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, reforçou a importância da realização da etapa municipal de forma que possam influenciar em todo o processo da 17ª Conferência Nacional de Saúde, onde as deliberações aprovadas devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. 

“Os debates na etapa municipal são de fundamental importância para reforçar a atuação nos territórios e o direito humano à saúde”, afirmou ao destacar que as conferências municipais, além de serem um espaço de debates de proposições a serem remetidas a etapas estaduais e nacional, têm a tarefa de revisar os planos municipais de saúde que foram pactuados em 2021. Naquele ano, em razão da pandemia da Covid-19, os encontros presenciais estavam limitados.

A  etapa nacional da 17ª Conferência de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência é precedida por etapas municipais e etapas estaduais e do Distrito Federal.

 

Calendário da 17ª Conferência Nacional de Saúde 

Etapa Municipal 

Prazo regimental entre novembro de 2022 e Março 2023, com a possibilidade de ocorrerem excepcionalmente até o dia 31 de abril, desde que aprovado pelos conselhos estaduais de saúde

Etapa Estadual e Distrito Federal 

Abril e maio

Etapa Nacional

2 a 5 de julho, em Brasília 

Conferências Livres 

O prazo para conferências livres também estão mantidas. Confira o passo a passo. Na reunião desta segunda, ainda foi reforçado o pedido para que os conselhos estaduais também apoiem a realização das conferências livres, que pela primeira vez também elegem delegados bem como vão tirar diretrizes a serem remetidas a 17ª Conferência Nacional de Saúde. 

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

Na reunião com os presidentes e secretários dos CES, Fernanda Magano, conselheira nacional de saúde e integrante da mesa diretora do CNS, deu um informe sobre a nova data para a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023.

Saiba mais: http://www.conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2902-5-conferencia-nacional-de-saude-mental-5-cnsm-tem-nova-data-e-ocorrera-entre-os-dias-24-e-27-de-outubro-de-2023

 

Ascom CNS


✅ Acompanhe o CNS:
📺 https://www.youtube.com/
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br
📲 (61) 3315-2560

registrado em:
Fim do conteúdo da página