Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Distritos indígenas irão receber 117 novos profissionais pelo Programa Mais Médicos 

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Distritos indígenas irão receber 117 novos profissionais pelo Programa Mais Médicos 

  • Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 18h11
imagem sem descrição.

CNS participou da cerimônia de boas-vindas e acolhimento do grupo que integra o 26º ciclo do programa  

O Ministério da Saúde aumentará em 51,5% o número de médicos nos Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (Dseis). A ação será alcançada com o chamamento de 117 profissionais intercambistas — médicos brasileiros formados no exterior — do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Eles serão distribuídos em 29 Dseis, sendo 14 para o território Yanomami, que enfrenta uma situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta segunda (13/03) do evento de recepção promovido pelo Ministério da Saúde. O acolhimento aos profissionais do 26º ciclo teve o objetivo de dar as boas-vindas aos médicos escolhidos no edital e apresentar a eles as secretarias de Atenção Primária à Saúde (Saps) e de Saúde Indígena (Sesai).

Pigatto afirmou que fez questão de fazer parte deste momento em razão da simbologia que representa. “A gente lutou bravamente, o CNS e quem estava ao lado das políticas públicas, que precisavam ser resistência. E a população indígena foi valente, mas mesmo assim sofreu as consequências dos desastres colocados em prática no último período.”

O presidente do CNS ressaltou o sentimento de unidade e reconstrução. “Estamos reiniciando um programa com toda a força e prioridade, porque ele nunca deixou de existir, apesar de ter sido atacado. Uma irresponsabilidade com a saúde indígena no nosso país e que até hoje temos consequência.”  

Atualmente, os 34 Dseis do país contam com 227 profissionais em atuação. Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde, destacou que a iniciativa é primordial para atender os indígenas que “estão morrendo nos territórios por condições preveníveis”.

“Como gestor público e como médico, entendo a importância de reforçar o acolhimento dos povos originários. Eles já poderiam, há um bom tempo, estar sendo atendidos, mas estão sofrendo com a desassistência deixada”, destacou.

Nésio completou que o cuidado primário nos territórios está fragilizado. “Os indígenas não morrem de diabetes, porque não há açúcar em sua dieta, nem de hipertensão, porque não consomem sal. A causa das mortes dos nossos povos originários é fome, desnutrição e malária. As intervenções são antibióticos, comida, dignidade e valor à vida humana”, ressaltou.

Ascom CNS, com Ministério da Saúde

✅ Acompanhe o CNS:
📺 https://www.youtube.com/
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br
📲 (61) 3315-2560

registrado em:
Fim do conteúdo da página