Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS e ENSP dialogam aprofundamento da parceria entre as entidades

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS e ENSP dialogam aprofundamento da parceria entre as entidades

  • Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 16h26
imagem sem descrição.

O CNS recebeu nesta quinta (30/03) a visita de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) para debater uma agenda estratégica que aprofunde a parceria entre as entidades. O diálogo se deu dentro da pauta da 186ª Reunião Ordinária da Mesa Diretora do Conselho.

Em sua fala dirigida aos membros da Mesa Diretora do CNS, Marco Menezes, diretor da ENSP, destacou a importância do estreitamento das relações e o estabelecimento de uma agenda estratégica conjunta, focando no aprofundamento da participação popular e na cooperação para o fortalecimento do SUS.

Ao longo de sua apresentação, Menezes sublinhou alguns pontos centrais para a consolidação desta estratégia comum, que segundo o diretor, passam pelo “reconhecimento da intrínseca relação entre os movimentos sociais, a garantia da democracia e a saúde, sobretudo, num contexto de reconstrução de uma agenda nacional para o enfrentamento das desigualdades sociais”.

WhatsApp Image 2023 03 30 at 15.18.15

Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, apresentou um documento contendo dez propostas preliminares para o estabelecimento desta parceria. Dentre os pontos, estão a realização de eventos conjuntos para debater o SUS, um programa de fomento de pesquisas que atendam ao CNS, ações que fortaleçam a participação social na saúde, interlocução e troca de experiências com atores e movimentos de outros países e a centralidade da comunicação no diálogo com a população.

Os conselheiros e conselheiras destacaram alguns pontos sobre formação, produção de estudos sobre a situação dos trabalhadores da saúde, demanda por análises de conjuntura, intensificação nas ações da comunicação, além de suporte à atualização cadastral, assinatura da revista Radis e o apoio do CNS no fortalecimento da atuação das instituições públicas acadêmico-científicas na formação, pesquisa e cooperação técnica para a saúde pública.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página