Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participa +: Programa de Formação para o Controle Social no SUS está com inscrições abertas

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Participa +: Programa de Formação para o Controle Social no SUS está com inscrições abertas

  • Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 17h39
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) estão com as inscrições abertas para o Participa +: Formação para o Controle Social no SUS. Entre as atividades do programa, estão o Curso de Formação para Formadores, Rodas de Conversas Temáticas e Oficinas de Formação. A primeira oficina terá início dia 7 de junho no Maranhão, conselheiros (as) de saúde ou lideranças de movimentos sociais interessados em participar devem se inscrever pelo formulário online.

O Participa + está na terceira edição da Formação para o Controle Social no SUS, desenvolvida pelo CNS e Ceap, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo é qualificar a atuação de conselheiros (as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais através da educação permanente, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento.

O programa é desenvolvido por meio da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, do CNS. No mês de junho, serão oferecidas oficinas para os públicos do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. As oficinas contam com 35 vagas, sendo 24 para conselheiros (as) de saúde e 11 vagas para lideranças de movimentos sociais.

Elas ocorrem em formato híbrido e problematizam temas como conceitos de saúde, história da política pública de saúde no Brasil, do SUS, seus princípios, diretrizes, grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento do SUS, controle social e democracia entre outros, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas.

A seleção dos (as) conselheiros (as) será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde e das lideranças pelos Movimentos Sociais. Os selecionados serão informados por email ou whatsapp.

Formação de Formadores

Diferente das Oficinas de Formação, este curso é destinado para os integrantes das Comissões de Educação Permanente dos Estados e lideranças sociais articuladas a elas. Será um espaço de estudo, aprofundamento e mobilização de 81 pessoas. O curso será realizado na modalidade híbrida, intercalando etapas presenciais, virtuais e atividades assíncronas e contará com três turmas de 27 pessoas cada. Em breve, será divulgado o calendário de atividades dos cursos, que deverão acontecer até novembro de 2023. Saiba mais aqui.


Rodas de Conversas Temáticas

Nas rodas de conversas temáticas do SUS, os (as) conselheiros (as) de saúde e lideranças sociais terão um espaço para dialogarem sobre seus territórios, suas lutas, suas experiências e se somarem na transformação da sua realidade para melhor. Clique e saiba mais.


Histórico

A formação de lideranças e conselheiros (as) de saúde vem se consolidando desde 2016, quando iniciou a 1ª edição do projeto, finalizado em 2018.  Na ocasião, contou com o apoio e engajamento de vários movimentos sociais e entidades com atuação no direito humano à saúde e a participação direta dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES) e respectivas Comissões de Educação Permanente e de vários Conselhos Municipais de Saúde (CMS).

A 2ª Edição do projeto foi implementada no período 2019/2021, após um processo de avaliação da edição anterior que ampliou ainda mais as parcerias que se somaram à iniciativa. Nesta edição, as oficinas e o número de participantes foram redefinidos para que a abordagem dos temas e o compromisso com a multiplicação fossem intensificados.

 

Ø  FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA AS OFICINAS DE FORMAÇÃO

Ø  CONHEÇA O CURSO FORMAÇÃO DE FORMADORES

Ø  SAIBA MAIS SOBRE AS RODAS DE CONVERSAS TEMÁTICAS

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página