Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > No Cazaquistão, CNS reafirma compromisso do controle social com o fortalecimento da APS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

No Cazaquistão, CNS reafirma compromisso do controle social com o fortalecimento da APS

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 14h08
imagem sem descrição.

Conferência internacional promovida pela OMS/Europa foi realizado nesta segunda (23/10), na capital Astana

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) levou o compromisso e os desafios do controle social em relação ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) até Astana, capital do Cazaquistão, durante a Conferência Internacional em Comemoração aos 45 anos da Alma-Ata e 5 de Astana. A atividade foi organizada pela Organização Mundial de Saúde para a Europa, em parceria com a Unicef e o Governo do Cazaquistão.

Heliana Hemetério, conselheira nacional de saúde da Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas (Candaces)  representou o CNS na conferência  “Políticas e práticas de cuidados de saúde primários: implementação para melhores resultados”, um evento paralelo oficial da 73ª sessão do Comitê Regional da OMS para a Europa.

3.jpeg

A atividade debateu a liderança estratégica na saúde a nível nacional e subnacional, aos moldes da transformação dos cuidados de saúde primários e da prestação de serviços. Fazer um balanço dos progressos realizados na implementação dos compromissos assumidos na Declaração de Astana em matéria de cuidados de saúde primários desde 2018, incluindo o impacto da pandemia de Covid-19; promover uma mudança no foco dos conceitos para a ação, identificando os fatores de sucesso da implementação com base nas experiências dos países; e identificar políticas e práticas para a transformação dos cuidados de saúde primários para avançar no sentido da cobertura universal de saúde foram os principais objetivos do evento.

2.jpeg

Na ocasião, Heliana esteve acompanhada do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Hisham Amida, e do secretário adjunto de APS do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, além de representantes do Conass e Opas. O evento acontece nos 45 anos da Declaração de Alta-alma, marco fundamental para a implantação de sistemas de saúde baseados na APS.

Ascom/CNS com informações do Conasems e OMS

registrado em:
Fim do conteúdo da página