Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS se solidariza com Padre Júlio Lancellotti

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS se solidariza com Padre Júlio Lancellotti

  • Publicado: Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 16h32
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde expressa sua solidariedade ao Padre Júlio Lancellotti e reafirma seu posicionamento contrário a qualquer tipo de perseguição e discursos de ódio dirigidos ao pároco. O CNS reconhece o notável trabalho realizado pelo padre em prol da população em situação de rua na cidade de São Paulo.

No mês de dezembro de 2022, o Padre Júlio Lancellotti foi agraciado com uma homenagem do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em virtude de sua incansável luta pela defesa do direito humano à saúde. A entrega da Comenda Zilda Arns foi um ato pelo qual o colegiado reconheceu o engajamento do pároco na batalha contra a violação de direitos, especialmente no contexto da população em situação de rua.

Padre Júlio Lancellotti é pedagogo e presbítero católico brasileiro. Exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo. Participou com Dom Luciano Mendes de toda a fundamentação da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, de grupos de fundação da Pastoral da Criança e colaborou na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Atua junto a menores infratores, detentos em liberdade assistida, pacientes com HIV/Aids e populações de baixa renda e em situação de rua. É conhecido, nacionalmente, pela luta no enfrentamento à pobreza e por considerar que todos os cidadãos devem ter seus direitos respeitados.

 “A luta pela saúde é uma luta muito importante, que qualifica e dignifica a vida. Ligada à outras questões, como moradia, trabalho e assistência social, é imprescindível na visão da pessoa como totalidade, como agente transformador de mudança”, afirmou Padre Júlio na ocasião.  

Comenda Zilda Arns  

A Comenda Zilda Arns é uma honraria concedida pelo CNS às personalidades que destinaram fundamental contribuição para a defesa do direito humano à Saúde e do SUS. Recebem a homenagem aqueles e aquelas que desenvolveram notórias ações que geraram qualidade de vida às pessoas a partir da conquista de direitos. Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns (1934-2010) fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa e foi conselheira nacional de saúde por sucessivos mandatos. 

O Padre Júlio Lancellotti foi o escolhido pelo colegiado para receber a comenda, mas outras personalidades também foram homenageadas com o reconhecimento do CNS pela defesa do SUS, são eles: Dra. Jurema Werneck, professor Dr. Lysandro Pinto Borges, Nair Soares de Brito e Dra. Nísia Trindade.  

Leia matéria na íntegra sobre a entrega da Comenda Zilda Arns ao Padre Júlio Lancellotti e confira o depoimento de alguns conselheiros e conselheiras nacionais de saúde durante a entrega da homenagem.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página