Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 351ª Reunião Ordinária do CNS lança campanha contra dengue e promove debate sobre injustiça ambiental e APS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

351ª Reunião Ordinária do CNS lança campanha contra dengue e promove debate sobre injustiça ambiental e APS

  • Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 14h29
imagem sem descrição.

Com objetivo de somar forças às ações de combate e conscientização contra a dengue e outras arboviroses, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lança esta semana, durante a 351ª Reunião Ordinária, a Campanha Conselhos contra a Dengue. O lançamento será realizado no primeiro dia de RO, quarta-feira (21/2), com transmissão ao vivo pelo canal do CNS no YouTube a partir das 9h.

O mote da campanha é baseado em tópicos sobre prevenção e tratamento da doença, com foco especial na desinformação sobre o assunto, que vem gerando uma série de notícias inverídicas sobre eventuais soluções que supostamente podem evitar a dengue ou até controlar a ação do mosquito. O Ministério da Saúde reforça que o principal método de eliminação da doença é a eliminação de focos de água parada.

Segundo a OMS, o surto de dengue atual faz parte de um grande aumento em escala global e, no Brasil, a situação se agravou devido ao aumento das chuvas, das altas temperaturas e em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo El Niño, somadas ao cenário nacional de reaparecimento de tipos de dengue DENV-3 e DENV-4.

O desajuste climático apontado como uma das causas da nova situação de atenção sanitária no país é foco também em outro importante ponto de pauta nesta 351ª RO. Ainda no primeiro dia reunião, a partir das 15h, os impactos e agravos na saúde da população e as estratégias de enfrentamento aos acidentes e desastres naturais na Atenção Primária à Saúde (APS).

Controle Social e incidência internacional

Na quinta-feira (22/2), durante o segundo dia da 351ª RO, o pleno do CNS vai debater a incidência internacional do controle social na saúde. Neste mês de fevereiro, por exemplo, a experiência da participação social no Sistema Único de Saúde foi levada até o Fórum Social Mundial, realizado no Nepal.

O CNS tem intensificado esforços de mobilização para garantir que a participação social em saúde alcance um marco histórico e se torne uma resolução inédita na Organização Mundial da Saúde (OMS). A proposta em elaboração está prevista para ser apresentada à apreciação na 77ª Assembleia Mundial da Saúde, que deverá ocorrer em Genebra, de 27 de maio a 1º de junho de 2024.

Acompanhe a 351ª Reunião Ordinária do CNS, ao vivo, pelo YouTube do CNS, a partir das 9h. A versão prévia da pauta pode ser acessada aqui.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página