Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde vai compor GT de Saúde do G20

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde vai compor GT de Saúde do G20

  • Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 17h24
imagem sem descrição.

Grupo atua para construir propostas que visam a redução das desigualdades em saúde e que podem ser apresentada na cúpula do G20, em novembro no Brasil

O Conselho Nacional de Saúde vai compor o Grupo de Trabalho de Saúde do G20. O convite foi feito nesta quarta-feira, 27 de março, pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA) do Ministério da Saúde, Embaixador Alexandre Ghisleni.

Ele apresentou à mesa diretora do CNS as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do GT da Saúde no G20 e destacou a importância da ampliação da participação social do processo. Ghisleni afirmou que o objetivo do grupo é construir propostas que promovam a redução das desigualdades em saúde, sendo que a principal asserção do Brasil para a agenda internacional é estabelecer a criação de uma Aliança para a Produção Regional e Inovação. “A ideia é incentivar a produção e melhorar o acesso a medicamentos na América Latina e no continente Africano”, declarou.

A iniciativa visa criar uma rede que una os principais atores, incluindo países, academia, setor privado e organizações internacionais, para pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, medicamentos, diagnósticos e insumos estratégicos para combater doenças com forte determinação social e que afetam principalmente populações mais vulneráveis, como dengue (arboviroses), malária, tuberculose, Chagas e hanseníase. O embaixador destacou ainda uma atenção a propostas sobre formas de trabalho em saúde, já que a crescente mobilidade humana traz impactos nas condições de trabalho.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou que a iniciativa só reforça a atuação do controle social na incidência internacional. Pigatto destacou que em maio, proposta inédita de resolução sobre participação social na saúde será apresentada durante a 77ª Assembleia Mundial de Saúde. “É um documento com muitas contribuições e com possibilidade bem concreta de ser aprovada. Há uma determinação de ampliar a representatividade dos movimentos sociais, dos conselhos e das entidades na própria assembleia mundial da saúde."



IMG_1401.JPG

 

Cúpula do GT da Saúde

O G20 atualmente está sob a presidência brasileira, que estabeleceu como tema do GT, coordenado pelo Ministério da Saúde, a construção de sistemas de saúde resilientes e elencou quatro prioridades: Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, com foco na produção local e regional de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos de saúde; Saúde Digital, para expansão da telessaúde, integração e análise de dados dos sistemas nacionais de saúde; Equidade em saúde; Mudanças Climáticas e Saúde.

Ainda estão previstas duas reuniões presenciais do GT de nível ministerial, antes da última reunião Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Ascom CNS, com MS

registrado em:
Fim do conteúdo da página