Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mesa diretora do CNS se reúne com Adriano Massuda, novo secretário da Saes

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Mesa diretora do CNS se reúne com Adriano Massuda, novo secretário da Saes

  • Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 17h09
Novo secretário da Saes assimiu a pasta nesta semana
imagem sem descrição.

Nesta quinta (28/03), a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde se reuniu com Adriano Massuda, novo secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. A Saes é responsável pelas políticas de alta e média complexidade no SUS, pelo fortalecimento de diagnóstico e tratamento do câncer e por estratégias como o Programa Nacional de Redução de Filas. Também está vinculado à secretaria o Departamento de Gestão Hospitalar (DHG), responsável pela gestão dos Hospitais Federais.

Segundo Massuda, que assume a secretaria em substituição ao ex-secretário Helvécio Miranda, há um grande desafio colocado para a implementação de mudanças que já estão sendo construídas em benefício da população, em todo o país. “Também temos o desafio de enfrentar a crise instalada nos hospitais federais do Rio de Janeiro, com uma força-tarefa que envolve o governo estadual, municipal e atores políticos locais, para o acompanhamento do plano emergencial e para lidar com a dor aguda e um problema que é crônico”, afirma.

IMG_8220.jpg

Na ocasião, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, reiterou a importância do Controle Social na Saúde e destacou o avanço das pautas de saúde mental como uma das prioridades do colegiado. “Durante a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, a ministra anunciou a criação de um GT para o acompanhamento destas pautas e, para nós, é fundamental que isso seja instalado ainda em abril, visto que maio é o mês da conscientização da saúde mental e da luta antimanicomial, afirma Pigatto.

O encontro ocorreu em Brasília, durante o segundo dia de reunião da mesa diretora do CNS, que também discutiu, em outros momentos, a participação do Conselho na Assembleia Mundial da Saúde, a quarta edição do Participa +, projeto de formação para conselheiros (as) e lideranças sociais, e a proposta de diagnóstico de desinformação em saúde no SUS.

mesa-massuda.jpg

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página