Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conferência Nacional de CT&I: Saúde como pilar para a Equidade Social

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conferência Nacional de CT&I: Saúde como pilar para a Equidade Social

  • Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 16h29
Evento promoveu discussões sobre estratégias para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e Desafios Contemporâneos para a Pesquisa em Saúde
imagem sem descrição.

O desenvolvimento sustentável industrial da Saúde como uma estratégia fundamental para mitigar as desigualdades sociais. Foi o que defendeu a conselheira nacional de saúde Débora Melecchi, durante a Reunião Temática: saúde como vetor de desenvolvimento preparatório da  5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia & Informação (CNCTI).

Realizada em Brasília nesta terça-feira (2/4), com o objetivo de discutir estratégias para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e os Desafios Contemporâneos para a Pesquisa em Saúde, o evento reuniu profissionais, pesquisadores, representantes do governo e da sociedade civil.

Melecchi reiterou a indissociabilidade entre ciência, tecnologia, inovação e saúde, ressaltando que o desenvolvimento sustentável da indústria de saúde é essencial para combater as desigualdades e promover o bem-estar de toda população. Além disso, colocou em evidência o Sistema Único de Saúde (SUS) como peça-chave nesse contexto, destacando sua importância estratégica para o desenvolvimento humano e social do Brasil.

Conferência Nacional de CTI MATERIA

“E se estamos citando a saúde, estamos incluindo o SUS na perspectiva de ser estratégico para desenvolvimento humano, econômico e social. E se citamos vida, estamos falando de pessoas, da participação social,  não apenas sob a ótica da escuta dos territórios, onde a vida acontece, mas principalmente sobre a troca dos saberes, que soma na construção do caminho para trilharmos coletivamente”, ressaltou Melecchi.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também foi enfática ao destacar que “A saúde, além de ser um direito de todos, ajuda o país a crescer. Inovação, emprego, soberania, são muitos os ganhos para o SUS com nosso Complexo Econômico-Industrial da Saúde”.

Melecchi finalizou sua fala dizendo que o controle social do SUS tem sido atento a essa trajetória, como evidenciado durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em julho de 2023, e mais recentemente, em 12 de março, durante a Conferência Livre preparatória para a 5ª CNCTI, quando foi ressaltada a importância da participação social na formulação de políticas de tecnologia e inovação como um meio de fortalecer a democracia no país.

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia & Informação não é apenas um espaço de debate, mas também uma oportunidade para os cidadãos brasileiros se envolverem na construção do futuro da CT&I no Brasil. Com conferências preparatórias acontecendo em todo o Brasil até abril de 2024, é possível contribuir e fazer parte desse importante processo de transformação e progresso. A etapa nacional está prevista acontecer nos 4, 5 e 6 de junho, em Brasília.

registrado em:
Fim do conteúdo da página