Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão do CNS participa de Fórum sobre os Biobancos no Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão do CNS participa de Fórum sobre os Biobancos no Brasil

  • Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 07h58

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), participou do 1º Fórum sobre os Biobancos de Investigação Científica Nacionais: desafios e oportunidades para alavancar a inovação tecnológica em saúde no Brasil. O evento, realizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), aconteceu dia 9 de agosto, em Brasília.

Gabriela Marodin, coordenadora-adjunta da comissão, ressaltou a importância do tema, os desafios ao tratar de uma temática de interesse global e o trabalho que envolveu a elaboração da Portaria nº 2201/11, do MS, que estabelece as Diretrizes Nacionais para Biorrepositório e Biobanco de Material Biológico Humano com Finalidade de Pesquisa.

Segundo ela, no Brasil, há duas formas de consentimento em biobancos, genérico ou específico, que preservam o livre arbítrio do participante de pesquisa. Em fevereiro de 2013, foi criado o primeiro Biobanco do Hospital AC Camargo de São Paulo.

Além da coordenadora-adjunta, também participaram os membros relatores da Conep Cláudio Gustavo Stefanoff, José Cláudio Casali da Rocha e Paulo França, o Secretário Executivo Pedro Binsfeld e os assessores técnicos Raisa Sfalsini, Anna Davison, Valéria Silva, Gláucia Araújo, Hernanda da Rocha e Nínive Pinto.

Biobancos e Biorrepositores

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os biobancos são reservatórios de longa duração, cujos materiais armazenados podem ser utilizados em várias pesquisas, e ficam sob responsabilidade da instituição. Já os biorrepositórios são reservatórios de curta duração, cujos materiais são utilizados em pesquisas específicas, e ficam sob responsabilidade do pesquisador.

Fonte: Conep/Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página