Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário defende que extensão acadêmica deve estar comprometida com o SUS 

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Seminário defende que extensão acadêmica deve estar comprometida com o SUS 

  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 14h05
imagem sem descrição.

Instituições de ensino, gestão e Controle Social debateram o currículo de extensão em cursos da saúde 

O I Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: Desafios e Perspectivas para o SUS trouxe reflexões sobre o tipo de formação necessária para o Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos currículos de extensão nos cursos da área da saúde. Promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Sgtes/MS), a atividade contou com a presença de pró-reitores de extensão de universidades públicas federais e estaduais, além de representantes de entidades ligadas à educação e gestão em saúde.

A atividade tentou resgatar o papel do SUS dentro dos programas de extensão das universidades, assim como reiterar o valor do sistema na regulação dos cursos em Saúde. Isabela Pinto, secretaria da Sgtes, explica que a ideia é trazer o lugar do SUS nos currículos da área. “Isso é fundamental para a defesa do sistema público de saúde, no processo civilizatório, nas atividades de extensão e articulação dessas atividades, não só na graduação como também na pós-graduação. É o lugar de falar e defender o SUS, tomá-lo como uma boa escola em todos os cursos da saúde, porque só assim nós vamos conseguir avançar”, avalia Isabela.

O conselheiro nacional de saúde João Pedro Santos, da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), representou o CNS na mesa de abertura do evento destacando a extensão acadêmica como um espaço de aprendizagem para as universidades, como uma oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas.

joão-pedro.jpg

“É muito importante de ter o estudante da saúde inserido no cenário de práticas com a comunidade desde o início da formação. É necessária essa integração entre o conhecimento acadêmico e o popular”, afirmou João, reforçando ainda o SUS como espaço institucional para a regulação da formação em Saúde.

Na ocasião, também foram abordados temas que coincidem com os debates da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), atividade promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) que está em curso em todo país com as etapas municipais, como a formação profissional para o SUS e seus principais desafios contemporâneos, a identificação das necessidades específicas de formação considerando as singularidades regionais do país, entre outros temas. 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página