Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS reúne ativistas do SUS no Espírito Santo para formação em Controle Social

WhatsApp Image 2022 09 16 at 15.11.04

Início do conteúdo da página

CNS reúne ativistas do SUS no Espírito Santo para formação em Controle Social

  • Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 07h19

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES), encerrou nesta sexta (09/09) a oficina de Formação para Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, que ocorreu em Vitória (ES), reuniu diversos ativistas sociais em defesa da saúde pública para que compreendam mais sobre o direito à participação social.

A participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas de saúde é fundamental para a democracia. Por isso, as oficinas do CNS têm o intuito de fortalecer os participantes como sujeitos sociais que atuam na formulação e deliberação das políticas, desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social no SUS.

A presidenta do CES/ES, Joseni Valim de Araújo, acredita que os participantes se sentiram valorizados enquanto atores sociais. “Pudemos tirar muitas dúvidas. Foi um processo de empoderamento e valorização da participação social. Os participantes puderam conhecer mais desse universo. Foi muito bom o CNS vir ao encontro dos conselheiros nas cidades. Há uma carência e ânsia de conhecer e aprender sobre esse tema”, disse.

Dias 22 e 23 de março acontecem novas edições da oficina ainda no Espírito Santo, nas cidades Linhares (centro-norte) e Cachoeiro do Itapemirim (sul).

Inscreva-se nas oficinas de Formação para Controle Social no SUS

Com 16h/aula, o curso é uma realização do CNS, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelos Conselhos Estaduais de Saúde. Essa é mais uma ação da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS), criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas são realizadas pelo CNS.

WhatsApp Image 2018-03-09 at 16.48.32

Secretários executivos aprimoram atuação de conselhos

Conjuntamente à oficina de formação para controle social no SUS, o CES/ES também reuniu diversos secretários e secretárias executivas de conselhos municipais de saúde para aprimorarem sua atuação no controle social. De acordo com Alexandre Fraga, secretário executivo do CES/ES, o trabalho dos secretários é essencial para a atuação dos conselhos.

O secretário afirmou que, ao todo, 10 municípios estavam representados com presidentes e secretários executivos. “O encontro serviu para orientar secretários e presidentes de conselhos na condução dos trabalhos no controle social. Mostramos a importância de dar publicidade às resoluções e decisões dos conselheiros. Uma boa secretaria executiva possibilita aos conselhos tomarem boas decisões. Nesse aspecto, a experiência do CNS é ímpar”, disse.

A secretária executiva do CNS, Neide Rodrigues, tem participado dos encontros pelo país com o objetivo de compartilhar a experiência da secretaria em âmbito nacional com municípios e estados. “É importante, pra nós, fazermos essa aproximação com os conselhos. Nosso papel é fundamental para o funcionamento dos conselhos, nós damos encaminhamento às deliberações”.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página