Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS repudia ação da Polícia Federal na UFMG

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS repudia ação da Polícia Federal na UFMG

  • Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 06h56

O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou nesta sexta-feira (8/12) uma moção de repudio à condução coercitiva de que foram vítimas o reitor Jaime Arturo Ramirez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na última quarta-feira (6/12), durante investigação da Política Federal.

Na ocasião, a Polícia Federal foi à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cumpriu oito mandados de condução coercitiva e onze de busca e apreensão com um aparato de 84 policiais federais, 15 auditores da CGU e dois do TCU, tendo levado em condução coercitiva os atuais reitores e ex-reitores da UFMG e professores na operação denominada “Esperança Equilibrista”.

A PF apura suspeitas sobre a não execução e desvio de recursos públicos destinados à implantação do Memorial da Anistia, financiado pelo Ministério da Justiça e executado pela referida Instituição de Ensino Superior (IES).

Segundo a moção de repúdio, “não há qualquer justificativa plausível para a condução coercitiva de dirigentes universitários, cidadãos e cidadãs conhecidas publicamente, com endereço estabelecido, cumprindo suas funções e que, a qualquer momento, estariam à disposição da Polícia Federal para prestar as explicações que fossem necessárias”.

Os conselheiros nacionais de saúde ainda se somam à indignação já manifestada pela direção da UFMG, conclamando à sociedade  e à comunidade acadêmica para a defesa irrestrita da universidade pública, espaço fundamental para a promoção da igualdade na sociedade brasileira, bem como o combate às nossas desigualdades históricas.

LEIA A MOÇÃO NA ÍNTEGRA

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página