Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Defesa da democracia é destaque na 8ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Defesa da democracia é destaque na 8ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará

“Que a palavra de ordem seja, resistência. Entender que resistir é defender o SUS”, afirmou o presidente do Cesau, Pedro Alves

  • Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 14h31
imagem sem descrição.

 

Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) realizou nos dias 26 e 27 de junho a 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ªCES), no Centro de Eventos do Ceará, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

“O SUS é a própria democracia. E aqui, faremos discussões de como nós poderemos fazer as transformações sem excluir, o mais importante, que são os usuários, eles devem ser nosso foco, nas necessidades deles.” explicou presidente da 8ª CES e secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), que falou aos mais de mil participantes da conferência.

A secretária-executiva do Cesau, Goretti Araújo, lembrou que o conselho de saúde está respaldado pela Constituição Brasileira e que precisamos lutar por ele. “Nós, conselheiros e lutadores pelo SUS, temos em nossa essência o poder de organizar, transformar e lutar pelos nossos espaços, sonhos e emoções. O controle social é a representação disso. Hoje temos um governo já extinguiu muitos conselhos, mas o da saúde não”, lembrou.

Para o coordenador geral da 8ª CES e presidente do Cesau, Pedro Alves, a conferência é um momento de fortalecimento e alinhamento dos pensamentos em defesa do SUS e do controle social. “Precisamos ter em mente para a construção das propostas, o coletivo e o pensamento voltado para o sistema de proteção social, que vem passando por um desmonte de tudo que foi conquistado durante esses anos. Que a palavra de ordem seja, resistência. Entender que resistir é defender o SUS”, destacou Pedro.

O objetivo das conferências de saúde foi reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, público, universal, integral, equânime com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além de propor diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do controle social no SUS.

A 8ª CES contou com quatro eixos de debate: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Composição, Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde.

Compuseram a mesa de abertura a representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará, Sônia Vieira; o represente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado estadual Carlos Felipe; o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/Ce), Sayonara Moura; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Francisco Nilson Alves; a promotora da Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ceará, Ana Cláudia Uchôa; representante do segmento de usuários, Irene Sousa e o representante do segmento de profissionais de Saúde, Asevedo Quirino.

Durante a cerimônia de abertura da 8ªCES foram homenageados com a Comenda Chico Passeata de Mobilização Social, dez personalidades que contribuem com a valorização e defesa do SUS.

Homenageados:

FRANCINETE CABRAL LIMA
Presidente da Rede de Catadores do Ceará e ex-conselheira do Cesau.

HENRIQUE JORGE JAVI DE SOUSA
Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atuação em Gestão no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Foi secretário da Saúde do Ceará de 2015 a 2018 e atualmente Diretor
Corporativo do São Carlos Imagem

LACIANA FARIAS LACERDA
Advogada, militante do direito da saúde e atualmente conselheira Estadual de Saúde.

LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE
Médico, Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP) com Pós-Doutorado na Universidade de Montreal no Canadá. Deputado Federal de 2015 a 2018. Ex-secretário municipal de Saúde dos municípios de Icapuí, Quixadá, Sobra e Fortaleza.

MARIA DO SOCORRO MARQUES FERREIRA OLIVEIRA
Agente Comunitária de Saúde desde 1993, conselheira municipal de Icó, Coordenador dos Fórum da 17ªCRES e ex-conselheira Estadual de Saúde.

VERA MARIA CÂMARA COELHO
Graduada em Ciências Econômicas e especialização em Saúde Pública pela UFC e especialização em Curso de Planejamento a Nível Estadual pelo IPEA. Servidora Estadual da Secretária da Saúde do Estado.

CARLOS FELIPE SARAIVA BEZERRA
Médico, Ex-Prefeito do Município de Crateús, Deputado Estadual e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

JOÃO ANANIAS VASCONCELOS NETO
Médico Sanitarista, ex-prefeito do município de Santana do Acaraú, ex-deputado estadual e federal, ex-secretário de Saúde do Estado do Ceará de 2007 a 2010.

MARIA GORETTI ARAÚJO SOUSA
Graduada em Pedagogia, pós-graduação em Gestão Pública pela Unicamp, servidora do município de Fortaleza e atualmente Secretária Executiva do Cesau.

DJACIR RIBEIRO PARAHYBA (IN MEMORIAM) – REPRESENTADO POR SEU FILHO, MARCOS COELHO PARAYBA.
Médico, diretor do IJF, presidente da Associação dos Hospitais do Ceará e foi o primeiro médico a fazer uma cirurgia com tórax aberto no Ceará.

A Comenda Chico Passeata

Instituído em 2011, o título honorífico é concedido à personalidades com trabalho e compromisso focadas na interferência positiva dos determinantes sociais, promovendo melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense.

A comenda é uma homenagem in memoriam a Francisco das Chagas Dias Monteiro – Chico Passeata. Além de médico, defensor do Sistema Único de Saúde, foi um poeta inspirado nas causas e transformações sociais. “Há um caminho novo em cada beco sem saída” foi um de seus trechos poéticos mais populares.

Texto: Cesau/CE

registrado em:
Fim do conteúdo da página