Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS, Ministério da Saúde e Fundação Nippon Sasakawa avaliam quadro de hanseníase

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS, Ministério da Saúde e Fundação Nippon Sasakawa avaliam quadro de hanseníase

MS afirmou que a meta é capacitar 300 mil agentes comunitários de saúde para erradicação da doença

  • Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 15h19
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente da Fundação Nippon Sasakawa, Yohei Sasakawa, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada e a comitiva participaram de reunião, no gabinete do Ministro, na última segunda (01/07), em Brasília. O objetivo da visita foi avaliar os progressos do país na luta contra a hanseníase.

Na oportunidade, o presidente do CNS disse que a visita trouxe propostas para fortalecer o enfrentamento da hanseníase no Brasil. “O CNS tem atuação forte no combate à hanseníase no país. Realizamos seminários, conferências livres e contamos com a presença de representantes de organizações ligadas a esta patologia em seu pleno e comissões intersetoriais”, disse, destacando a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), importante conquista do controle social na saúde.

Pigatto também garantiu que o conselho continuará atuando para a eliminação da hanseníase no país, “inclusive no acompanhamento da implantação da política nacional de vigilância em saúde”. Mandetta afirmou que a meta é capacitar 300 mil agentes comunitários de saúde de nível técnico no país. Segundo ele, o Ministério da Saúde tem feito campanhas para a eliminação da doença crônica.

IMG 8949

Na ocasião, participaram também da reunião o Secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Wanderson Kleber de Oliveira, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso, o especialista da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Santiago Nicholls, o conselheiro nacional de saúde e presidente do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, que acompanha a comitiva no Brasil.

Pigatto convidou o presidente da Fundação Nippon Sasakawa, Yohei Sasakawa, o embaixador Yamada e a comitiva para participarem da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que acontecerá de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Brasil e Japão no combate à hanseníase

A reunião ocorreu também devido ao programa “Abordagens inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre da hanseníase”, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e com financiamento da Nippon Foundation. O projeto começou em 2017 e segue até 2019, buscando reduzir a carga de hanseníase em 20 municípios localizados nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins.

000L0335

Saiba mais

A Nippon Foundation é uma organização japonesa criada por Sasakawa. Na década de 1940, ele distribuiu medicamentos para diversos países com objetivo de erradicar a hanseníase. Atualmente a entidade tem como embaixador o filho de Sasakawa, que carrega o mesmo nome e também está à frente da instituição.

A Nippon Foundation ampliou sua atuação nos últimos anos, agregando pautas dos direitos humanos e ambientais posicionando-se como um centro de Inovação Social e criando novas estruturas com objetivo de trazer mudanças e contribuir para que todas as pessoas e nações se apoiem mutuamente.

Ascom CNS

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página