Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mato Grosso: representantes municipais apresentam propostas para saúde pública

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Mato Grosso: representantes municipais apresentam propostas para saúde pública

Durante três dias, representantes dos 141 municípios mato-grossenses estão reunidos para discutir e apresentar as propostas para o SUS

  • Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 14h01
imagem sem descrição.

A 9ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso começou na noite desta quarta-feira (04/07), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

“Nós temos o sistema mais democrático do mundo na área da Saúde, que é o SUS. Não tem exemplo no mundo de um Sistema Único de Saúde como temos no Brasil. Como ele também tem suas fragilidades, nada melhor do que, com frequência, debatê-lo. Este é um evento que tem representatividade, portanto, tenho certeza que haverá um debate rico ao logo desses três dias”, disse o secretário de Saúde e presidente do CES, Gilberto Figueiredo, durante a abertura do evento.

Durante três dias, representantes dos 141 municípios mato-grossenses estão reunidos para discutir e apresentar as propostas para elaboração de Políticas Públicas em Saúde. Os debates foram constituídos no âmbito das Conferências Municipais. Esses eixos temáticos vão decidir quais planos devem ser implantados para aprimorar a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Durante a solenidade, Gilberto Figueiredo, falou sobre a importância de debater este complexo assunto com representantes dos municípios e enfatizou a relevância do SUS para o país. Além disso, o gestor explicou que a saúde precisa “melhorar a gestão dos recursos que são pagos e trabalhar para ampliar esse sistema”.

O coordenador da Comissão Organizadora, Edevande França Pinto informou que foram realizadas conferências municipais nos 141 municípios do Estado, em preparação para o encontro estadual que conta com aproximadamente 880 delegados municipais eleitos e 250 observadores.

A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), Lúcia Almeida, falou sobre sua satisfação e expectativa na realização do evento. “Estou imensamente feliz em ver essa plenária cheia, com pessoas dispostas a discutir e tentar mudar a realidade do nosso SUS. Espero que tenhamos esses dias de discussões com propostas que venham resolver as nossas necessidades”.

Nesta sexta-feira (05/07), último dia da conferência, serão escolhidos os delegados estaduais que levarão as propostas de Mato Grosso para o âmbito federal, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.

Programação do evento

Quinta-feira (04.07)

8h às 9h Composição da mesa
Finalização do Credenciamento
9h às 9h30 Eixo – l Tema: Saúde como Direito
9h30 às 10h15: Debate
10h15 às 10h45: Eixo – II Tema: Saúde Mental.
10h45 às 11h30: Debate
11h30 às 13h: Almoço
13h às 13h30: Eixo – III Tema: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde
14h15 às 14h45: Eixo IV Tema: Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
14h45 às 15h30: Debate
15h30 às 16h: Coffee Break
16h às 17h: Composição de mesas para os grupos temáticos

Sexta-feira (05.07)

8h às 11h30: Trabalhos em grupo
11h30 às 13h: Almoço
13h às 15h30: Apresentação das propostas e aprovação do relatório final.
15h30: Coffee Break
15h30 às 17h: Plenária Final com a eleição dos delegados para

Texto e foto: SES/MT

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página