Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Enfermagem de todo o Brasil visitam o CNS para defender controle social no SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Estudantes de Enfermagem de todo o Brasil visitam o CNS para defender controle social no SUS

A visita aconteceu durante o 42º Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneen), em Brasília

  • Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 17h33
imagem sem descrição.

 Cerca de 70 estudantes de Enfermagem, oriundos de diferentes instituições brasileiras, estiveram reunidos nesta quinta (25/07), no Conselho Nacional de Saúde (CNS) para conhecer o funcionamento da instituição, ligada ao Ministério da Saúde.  O objetivo do encontro foi conhecer o CNS e saber como vem sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). Na ocasião, os universitários puderam aprofundar o debate sobre participação social para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, recebeu os alunos e explicou que a 16ª Conferência, marcada para ocorrer de 4 a 7 de agosto, é um resgate da 8ª Conferência, que aconteceu em 1986. “Para chegarmos à 8ª Conferência teve muita luta antes de nós”, afirmou. “Não tem saúde sem democracia, estamos em defesa do que construímos coletivamente para alcançarmos o SUS que queremos”, destacou.

WhatsApp Image 2019 07 26 at 17.25.23

O secretário-executivo adjunto do CNS, Marco Aurélio Pereira, apresentou aos estudantes a composição do Conselho e explicou o funcionamento de cada comissão da instituição, espaços fundamentais para a defesa da saúde pública. ”Estamos na reta final para a 16ª Conferência. Precisamos acreditar e defender o SUS”, afirmou.

Para o conselheiro nacional de saúde e representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), André Luiz de Oliveira, “essa visita é a garantia de termos, num futuro próximo, mais defensores do SUS como patrimônio do povo brasileiro. “Somos muito mais fortes quando estamos juntos”.

Novos defensores do SUS

“O conselho representa a participação social para o povo brasileiro. Conhecer o CNS durante o 42º Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneen) é de extrema importância para nós estudantes. Somos o futuro do controle social e não seremos a geração que vai permitir a destruição do SUS”, enfatizou a coordenadora do Comitê Estudantil Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e da pasta do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

WhatsApp Image 2019 07 26 at 17.25.22

“A visita ao CNS foi para além de uma mera observação do espaço físico. Vislumbrando a atuação política em defesa do SUS, essa foi uma excelente oportunidade para os estudantes se reconhecerem enquanto sujeitos capazes de ocuparem esse espaço e pautarem o olhar da Enfermagem sobre a saúde pública. Certamente, nenhum estudante voltará como veio”, finalizou o presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem Fernanda Sena de Medeiros da Universidade de Brasília (UNB), Douglas de Aquino.

VEJA TODAS AS FOTOS

Os alunos fazem parte do 42º Eneen, que acontece de 21 a 27 de julho, em Brasília, voltado para todos os estudantes de Enfermagem do país. A finalidade é sensibilizar os participantes quanto a assuntos de fundamental importância como formação, saúde pública e a própria área da enfermagem, discutindo a futura atuação profissional frente aos problemas sociais enfrentados pela sociedade.

WhatsApp Image 2019 07 26 at 17.25.23 1

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página