Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Frente nacional reafirma luta contra privatização da saúde durante 16ª Conferência

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Frente nacional reafirma luta contra privatização da saúde durante 16ª Conferência

Com histórico de lutas desde sua criação, em 2009, a Frente reuniu representantes dos principais movimentos em defesa do SUS

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 11h36
imagem sem descrição.

 A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS) realizou nesta terça (6/07), em Brasília, atividade autogestionada na 16ª Conferência Nacional da Saúde (8ª+8). Com histórico de lutas desde sua criação, em 2009, a Frente reuniu representantes dos principais movimentos em favor do Sistema Único da Saúde (SUS) 100% público, estatal e gratuito.

Composta por entidades de fóruns de saúde, movimentos sociais, centrais sindicais, sindicatos e partidos politico, a FNCPS preparou nota que foi amplamente distribuída entre os participantes da 16ª Conferência, chamando atenção para o momento desafiador para organização da resistência em defesa não só do SUS, mas dos direitos sociais em geral. O documento apresenta sugestões para os três eixos da Conferência.

Ao longo da atividade autogestionada, representantes de trabalhadores da saúde de diversos estados brasileiros relataram suas experiências e dificuldades vividas no momento atual, dentre eles o decreto nº 9.759/2019, que extinguiu os conselhos de representação popular.

A reafirmação da luta contra a privatização da saúde, através da organização local, nos estados e municípios, por meio da articulação entre as entidades do movimento social foi recomendada aos participantes. A próxima atividade da FNCPS já está marcada para o período de 29/11 a 01/12, em João Pessoa (PB) com a realização do XI Seminário com o tema “Os desafios para a classe trabalhadora diante do desmonte da Seguridade Social”.

Sobre a 16ª Conferência

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde (MS). Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um resgate à 8ª Conferência, realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988. O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020- 2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página