Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS participa de lançamento de duas frentes parlamentares em defesa da Enfermagem

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS participa de lançamento de duas frentes parlamentares em defesa da Enfermagem

Na ocasião, estudantes, profissionais, conselheiros de saúde foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que sinalizou a criação de um GT para analisar os projetos da categoria

  • Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 16h32
imagem sem descrição.

 

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta terça-feira (20/08) do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem e da Frente Parlamentar das 30 horas, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

As frentes parlamentares deverão atuar em defesa de diferentes projetos de leis que envolvem a categoria e estão em tramitação no Congresso Nacional, entre eles projetos pela valorização dos profissionais e pela redução da jornada de trabalho. “Essa luta pelas 30 horas na enfermagem é antiga. O projeto teve início aqui na casa em 2000 e até hoje aguarda aprovação”, afirma o deputado federal que vai presidir a Frente Parlamentar das 30 horas, Mauro Naziff.

Na ocasião, estudantes, profissionais, conselheiros de saúde e representantes de sindicatos da categoria foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que sinalizou a criação de um Grupo de Trabalho para analisar os projetos da enfermagem que estão em tramitação.

“Estamos à disposição para integrar este Grupo de Trabalho, pois acreditamos que essa é uma luta muito justa”, afirma o presidente do CNS, Fernando Pigatto, que participou da reunião com Rodrigo Maia. “O que tem nos chamado a atenção é o aumento do índice de adoecimento destes profissionais e isso tem a ver com a longa jornada de trabalho. Portanto, o Conselho Nacional de Saúde está nesta luta também, em defesa desta importante categoria para a saúde e pela valorização destes profissionais”, completou.

Segundo a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 2015, apenas 29% dos profissionais se sentem seguros em seus ambientes de trabalho. A pesquisa revela que 19,7% já sofreram violência no ambiente de trabalho, sendo: 66,5% violência psicológica, 26,3% verbal e 15,6% violência física. Em 2018, o Cofen lançou campanha e manifesto sobre saúde mental, “Um gesto de cuidado“ e abordou a violência em ambiente de trabalho como tema de diferentes ações que alertavam sobre a questão da violência em local de trabalho.

“Os profissionais de Enfermagem atuam sem um salário digno, em condições precárias e insalubres, mesmo assim, não perdem a coragem e a bravura na hora de salvar vidas”, disse o presidente da Frente Parlamentar Mista da Enfermagem, deputado Célio Studart, ao declarar apoio à categoria.

Segundo o presidente do Cofen, Manoel Neri, a categoria é a profissão base para Sistema Único de Saúde (SUS), representando mais de 60% dos profissionais de saúde do Brasil. “Nós temos certeza que com o número de deputados federais e senadores que integram essas duas frentes parlamentares vamos conseguir, de fato, colocar a Enfermagem pautada dentro do Congresso Nacional”, completou.

Também participaram do lançamento das frentes parlamentares entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF).

Com informações do Conselho Federal de Enfermagem

registrado em:
Fim do conteúdo da página