Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua

A frente pretende dar visibilidade para esse segmento social e lutar por ações governamentais efetivas para a superação da situação de rua

  • Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 17h56
imagem sem descrição.

 

O Congresso Nacional lançou nessa quarta-feira (21/08) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, no auditório Nereu Ramos, em Brasília. O grupo, formado por deputados e senadores, pretende dar visibilidade para esse segmento social e lutar por ações governamentais efetivas para a superação da situação de rua. A Frente será coordenada pela deputada Erika Kokay.

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, que participou do lançamento na Câmara dos Deputados, a criação da frente parlamentar é fundamental neste momento da história do nosso país. “Sabemos que a população em situação de rua está sendo exterminada todos os dias, e o número de moradores de rua só aumenta. Por isso, estamos engajados e à disposição dos parlamentares para reforçar a luta dessa população”, afirmou.

27e8e132 f012 45ee 9829 6e5c9c0e66ac

‘É fundamental analisar a ausência de ações governamentais efetivas para a superação da situação de rua, como a criação de políticas voltadas de fato para habitação de interesse social; a ampliação dos serviços socioassistenciais e atendimento qualificado na área da saúde”, disse o deputado Nilto Tatto.

De acordo com a deputada Erika Kokay, a Frente vai atuar para dar visibilidade e apoio à população em situação de rua na conquista de direitos básicos como moradia, trabalho, renda, saúde e educação, seja na ampliação da legislação ou mesmo no diálogo com os poderes e instituições. “Vamos lutar por dignidade e direitos e contra todo tipo de ação higienista e discriminatória”.

Marcha Nacional da População em Situação de Rua

Antes do evento na Câmara dos Deputados, os participantes marcharam do Parque da Cidade em direção ao Congresso Nacional. O ato reivindicou a criação de novas políticas públicas para moradores de rua e denunciou a violência que eles sofrem. A marcha também relembrou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. O dia marca o “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004.

76784c0c c864 4fdc 86b9 df6cc4f6b469 1030x773

registrado em:
Fim do conteúdo da página