Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde será lançado na Fiocruz (RJ)

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde será lançado na Fiocruz (RJ)

O documento deve orientar o Plano Plurianual 2020-2023, o Plano Nacional de Saúde e o desenvolvimento de uma série de políticas públicas para o SUS

  • Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 18h21
imagem sem descrição.

Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e do Brasil, os mais de cinco mil participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) escreveram mais um capítulo da história da saúde pública brasileira. O relatório do evento, que apresenta propostas e diretrizes para o governo, será lançado dia 7 de novembro, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ). O lançamento é aberto ao público e vai ocorrer durante a 323ª Reunião Ordinária do CNS.

O documento reúne um conjunto de relatos e deliberações contra o desfinanciamento do SUS, representando os desejos e sonhos do povo brasileiro. As etapas preparatórias percorreram todo o Brasil. Foram realizadas mais de quatro mil e seiscentas conferências com público total estimado em um milhão de pessoas. Essa construção coletiva, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), vai nortear os diversos setores da saúde do país e as ações do Ministério da Saúde (MS) para o SUS pelos próximos anos.

O relatório contempla as 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os estados brasileiros. Além disso, há 56 moções que marcaram o posicionamento do evento. A 16ª Conferência, que teve a etapa final realizada de 4 a 7 de agosto em Brasília, trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado para o SUS.

O evento fez um resgate à 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, após intensas manifestações que resultaram na Reforma Sanitária Brasileira, responsável por definir as bases para a Constituição de 1988 e a construção do SUS. Agora, o  objetivo é que as deliberações orientem o Plano Plurianual 2020-2023, o Plano Nacional de Saúde e o desenvolvimento de uma série de políticas públicas da área saúde. O lançamento faz parte das comemorações dos 120 anos da Fiocruz.

Mais informações

O quê: Lançamento do Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8).

Quando: 7 de novembro, às 10h.

Onde: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ). Auditório da ENSP, Av. Brasil, 4365 – Manquinhos.

Informações: (61) 3315-2150 | 3315-3821

Foto: Revista Radis

registrado em:
Fim do conteúdo da página