Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmara do CNS discute estratégias para intervir na portaria da Atenção Primária, publicada sem aval do controle social

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Câmara do CNS discute estratégias para intervir na portaria da Atenção Primária, publicada sem aval do controle social

“O Ministério da Saúde descumpre a lei e ignora a missão do conselho”, avaliou o presidente do CNS

  • Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 15h35
imagem sem descrição.

A Câmara Técnica da Atenção Básica (CTAB), criada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 2017, está reunida em Brasília desde ontem  (21/11) para aprofundar a análise da Portaria nº 2.979/2019, do Ministério da Saúde (MS), que institui o Programa Previne Brasil, estabelecendo novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária. Conselhos estaduais e municipais de saúde, comunidade acadêmica, entidades profissionais em saúde, movimentos sociais e populares compõem a câmara.

A portaria foi publicada antes de ser apresentada ao CNS, que chegou a encaminhar ofício requerendo que não houvesse pactuação, na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), da portaria e que fosse encaminhado o documento técnico oficial da proposta. A solicitação não foi atendida e houve a pactuação da portaria na reunião da CIT em 31 de outubro. O MS também tinha conhecimento que a Atenção Primária estaria na pauta da próxima RO nos dias 5 e 6 de dezembro.

“Com essa decisão, o Ministério da Saúde descumpre a lei e ignora a missão do conselho, que é propor, monitorar e fiscalizar ações na área da saúde”, afirmou o presidente do CNS, Fernando Pigatto. A mudança fere o preceito constitucional do controle social, a Lei nº 8.142/1990, que garante a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei Complementar n° 141/2012.

untitled 1

No dia 13 de novembro, a Mesa Diretora do CNS aprovou, por maioria, e divulgou uma nota afirmando “que medidas legais e cabíveis ao CNS serão tomadas, pois as políticas de saúde não podem ser construídas de forma vertical, sem escuta ao controle social, que é composto pela diversidade crítica do povo brasileiro para que tenhamos um SUS, de fato, participativo e com qualidade”.

A proposta do governo vai na contramão das deliberações aprovadas por mais de cinco mil participantes na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). O relatório da Conferência foi construído a partir das quatro mil e seiscentas conferências que aconteceram em 2019. São essas propostas que devem determinar as do Ministério da Saúde e secretarias de saúde municipais e estaduais.

untitled 3

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página