Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS e Centro de Ciências da Saúde da ONU planejam ações para fortalecer SUS em 2020

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS e Centro de Ciências da Saúde da ONU planejam ações para fortalecer SUS em 2020

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e o CNS se reuniram com objetivo de estabelecer parcerias ao longo do ano

  • Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 11h13

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), entidade vinculada à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS), recebeu Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), nesta quinta (16/01), em São Paulo. O objetivo é estabelecer parcerias que possam fortalecer o controle social e o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Bireme atua desde 1967 para o desenvolvimento da saúde das populações da Região das Américas, promovendo a cooperação entre países, a democratização do acesso à informação científica e técnica. Dessa forma, o espaço potencializa o intercâmbio de conhecimento e evidências em prol da contínua melhoria dos sistemas de saúde, educação e de pesquisa em diferentes países.

1

De acordo com Fernando Pigatto, o momento de encontro com os representantes e pesquisadores da Bireme fortalece a parceria já existente entre CNS e Opas, além de sinalizar bons frutos para ações em 2020 que possam beneficiar a saúde pública no Brasil. “Pudemos conhecer de perto o potencial de um centro de informação em Ciências da Saúde com aporte internacional, que pode fortalecer ainda mais as ações em saúde no nosso país. O SUS é referência para o mundo, somos muito respeitados lá fora”, disse.

Durante a reunião, Pigatto também apresentou as ações desenvolvidas em conjunto com a Opas e conheceu as cooperações desenvolvidas entre Bireme e outras instituições que puderam utilizar evidências na área da Saúde para o desenvolvimento de políticas públicas qualificadas. O presidente do CNS também sinalizou que as discussões serão apresentadas aos conselheiros e conselheiras nos próximos meses para que projetos conjuntos entre o Conselho e a Bireme sejam desenvolvidos ao longo de 2020.

Participaram do encontro Diego González, diretor da Bireme; Silvia Valentín, gerente de Administração e Planejamento; Verônica Abdala, gerente de Fontes de Informação; Marcos Mori, representando Renato Murasaki, gerente de Tecnologias de Informação; e Lilian Calò, coordenadora de Comunicação Científica e Institucional.

Ascom CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página