Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Santa Catarina: CNS inicia 2ª edição de Projeto de Formação para Controle Social no SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Santa Catarina: CNS inicia 2ª edição de Projeto de Formação para Controle Social no SUS

O curso objetiva aprimorar saberes do controle social para conselheiros de saúde e lideranças locais, que aprenderão mais sobre orçamento e financiamento do SUS entre outros assuntos

  • Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 12h22
imagem sem descrição.

 

O estado de Santa Catarina será o primeiro a receber a 2ª edição do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS. As turmas acontecerão em Chapecó, de 26 a 28 de fevereiro, em Florianópolis, de 17 a 19 de março e em Blumenau, de 28 a 30 de abril. A ação é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenada pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap).

Até julho de 2020 serão oferecidas 84 oficinas de formação em todos os estados brasileiros. O objetivo é qualificar e capacitar conselheiros e conselheiras de saúde, além de outras lideranças sociais que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde. A ideia é tornar os participantes sujeitos sociais capazes de deliberar sobre as políticas, conhecendo a legislação e o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social.

Essa é mais uma ação da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) do CNS. Em 2018, a primeira edição do projeto alcançou 4 mil pessoas, com a realização de 70 turmas em todos os estados brasileiros. Para conhecer a programação completa em 2020, acesse o site: www.formacontrolesocial.org.br.

Inscrições

Interessados em participar das oficinas em Santa Catarina devem fazer a pré-inscrição online até o dia 28 de março. Para cada turma, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 20 vagas para conselheiros de saúde e 10 vagas para representantes de movimentos sociais.

A seleção dos participantes será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde de cada estado participante e por movimentos sociais. Entre os critérios de seleção, as comissões farão a escolha dos participantes conforme a proximidade geográfica das oficinas. Os selecionados serão informados por e-mail e SMS e deverão confirmar a sua participação.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página