Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Comissão do CNS debate Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação na área da Saúde

banner sintomas coronavirus 1banner sintomas coronavirus 2banner sintomas coronavirus 3 
peticaoCNS v2

Início do conteúdo da página

Comissão do CNS debate Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação na área da Saúde

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 17h51 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 17h52
imagem sem descrição.

Nos dias 3 e 4 de março, a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho (Cirhrt), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), esteve reunida em Brasília. Entre os temas da reunião, o encontro debateu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação na área da Saúde. A decisões e encaminhamentos serão levados em seguida ao plenário do CNS, nas próximas reuniões do órgão, quando conselheiros e conselheiras devem deliberar sobre o assunto.

A professora da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), Laura Camargo Macruz Feuerweker, falou sobre os desafios de implementar, a partir de políticas públicas, as mudanças que as diretrizes requerem. Ela destacou que “tanto na formação docente e nas condições de trabalho, quanto em relação à criação de possibilidades de interação entre diferentes profissões” há dificuldades.

Segundo ela, é importante que o CNS mobilize diferentes atores do legislativo, universidades, secretarias municipais de Saúde, associações profissionais e municípios para debater o tema. “É preciso agregar forças e acumular o debate para interferir na conjuntura local a medida da necessidade”, concluiu.

O tema das Diretrizes Curriculares Nacionais está no radar de debates do CNS, tanto pela Cirhrt, que tem a tarefa de elaborar pareceres de processos de autorização e reconhecimento de cursos de graduação da área da Saúde, quanto nas Reuniões Ordinárias do Pleno. Também participou desta mesa a representante do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) do Ministério da Saúde, Adriana Fortaleza Rocha da Silva.

Leia sobre a Mobilização dos residentes em Saúde

 indice2

A reunião debateu ainda a residência em Saúde com a participação dos representantes da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), Juliana Bruno e Rafael Fernandes Tritany, que também representou o Fórum Nacional dos Residentes em Saúde. Pelo Ministério da Saúde, estiveram presentes Alessandra Rodrigues Moreira de Castro e Paulo Mayall Guilany, do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (Degts).

O residentes em Saúde falaram sobre a precarização do trabalho nesse contexto de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS). Na terça (3/03), manifestações reivindicando melhor remuneração para os egressos da formação em Saúde ocorreram em todo o Brasil. Em Brasília, o ato foi realizado na frente da sede do Ministério da Saúde.

A 205ª Reunião Ordinária da Cirhrt se encerrou com a apresentação do programa de formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). O programa que leva o nome “Saúde com Agente” foi apresentado pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página