Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Comissão do CNS debate Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação na área da Saúde

WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.22.56

Início do conteúdo da página

Comissão do CNS debate Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação na área da Saúde

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 17h51 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 17h52
imagem sem descrição.

Nos dias 3 e 4 de março, a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho (Cirhrt), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), esteve reunida em Brasília. Entre os temas da reunião, o encontro debateu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação na área da Saúde. A decisões e encaminhamentos serão levados em seguida ao plenário do CNS, nas próximas reuniões do órgão, quando conselheiros e conselheiras devem deliberar sobre o assunto.

A professora da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), Laura Camargo Macruz Feuerweker, falou sobre os desafios de implementar, a partir de políticas públicas, as mudanças que as diretrizes requerem. Ela destacou que “tanto na formação docente e nas condições de trabalho, quanto em relação à criação de possibilidades de interação entre diferentes profissões” há dificuldades.

Segundo ela, é importante que o CNS mobilize diferentes atores do legislativo, universidades, secretarias municipais de Saúde, associações profissionais e municípios para debater o tema. “É preciso agregar forças e acumular o debate para interferir na conjuntura local a medida da necessidade”, concluiu.

O tema das Diretrizes Curriculares Nacionais está no radar de debates do CNS, tanto pela Cirhrt, que tem a tarefa de elaborar pareceres de processos de autorização e reconhecimento de cursos de graduação da área da Saúde, quanto nas Reuniões Ordinárias do Pleno. Também participou desta mesa a representante do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) do Ministério da Saúde, Adriana Fortaleza Rocha da Silva.

Leia sobre a Mobilização dos residentes em Saúde

 indice2

A reunião debateu ainda a residência em Saúde com a participação dos representantes da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), Juliana Bruno e Rafael Fernandes Tritany, que também representou o Fórum Nacional dos Residentes em Saúde. Pelo Ministério da Saúde, estiveram presentes Alessandra Rodrigues Moreira de Castro e Paulo Mayall Guilany, do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (Degts).

O residentes em Saúde falaram sobre a precarização do trabalho nesse contexto de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS). Na terça (3/03), manifestações reivindicando melhor remuneração para os egressos da formação em Saúde ocorreram em todo o Brasil. Em Brasília, o ato foi realizado na frente da sede do Ministério da Saúde.

A 205ª Reunião Ordinária da Cirhrt se encerrou com a apresentação do programa de formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). O programa que leva o nome “Saúde com Agente” foi apresentado pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página