Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Presidente do CNS participa de solenidade em alusão aos 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Presidente do CNS participa de solenidade em alusão aos 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 16h04

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participa na manhã desta segunda (9/08), em Brasília, do encontro anual da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs). O encontro celebra os 30 anos de implementação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), política fundamental para a categoria e para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o Pacs busca alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades. Surgiu como uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

Hoje, as profissões de agente comunitário de saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE) são estudadas pelas universidades de todo o país. Isso pelo fato de os ACS e ACE transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução.

Os ACS e ACE têm um papel muito importante no acolhimento, pois fazem parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com as ações em Saúde Pública.

 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página