Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Abrascão 2018: Lideranças do controle social unificam agenda de resistência

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Abrascão 2018: Lideranças do controle social unificam agenda de resistência

Publicado: Sábado, 28 de Julho de 2018, 07h22

Diversas lideranças do controle social na saúde estiveram reunidas na manhã deste sábado (28/07), no Rio de Janeiro, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018). O encontro aconteceu na tenda do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e definiu estratégias de atuação diante do contexto de retrocessos nas políticas sociais rumo à 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8).

Presidentes e seus respectivos vices de conselhos de saúde municipais, estaduais, além de conselheiros e coordenadores de plenária, discutiram a proposta de regimento do maior evento de participação social no Brasil, marcada para ter sua etapa final realizada em julho de 2019. “Nesse momento de turbulência, a unidade será nosso principal escudo. Essa será nossa fortaleza para fazermos o enfrentamento dessa fase da história”, disse Ronald dos Santos, presidente do CNS.

Ao todo, são mais de 550 conselheiros de saúde, mobilizados pelo CNS, participando do Abrascão 2018, que tem como tema “Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), os Direitos e a Democracia”. O evento acontece até amanhã (29/07) com o objetivo de fomentar o debate e a construção de um projeto comum em defesa da sociedade e do SUS.

A conselheira nacional de saúde Sueli Barrios, representante da Associação Brasileira da Rede Unida, convocou todos os participantes para intensificarem a luta em seus territórios. “Nos estados e municípios, vocês devem estar sentindo que o atual governo não está priorizando a vida das pessoas. Cada um de vocês é importante nesse processo de mobilização. A 8ª Conferência, realizada em 1986, foi um marco na história. Precisamos fazer com que a 16ª seja um marco no processo de resistência e avançar nessa política de inclusão social. A cada dia estamos vivendo um desmonte”, disse.

Conceição Silva, conselheira nacional de saúde e representante da União de Negros pela Igualdade (Unegro) explica que pela primeira vez a conferência será dividida em oito áreas temáticas. “Vamos ter espaço para debater Saúde da População Negra como um tema específico, por exemplo. Todas as lideranças que estão aqui devem se reunir para discutir os temas da conferência antes das etapas. O momento de contribuir para a formulação de nossas políticas é agora na 16ª Conferência Nacional de Saúde”, convocou.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página