Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Informes > Região Sul: Presidente do CNS abre oficina sobre financiamento no SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Região Sul: Presidente do CNS abre oficina sobre financiamento no SUS

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 10h27

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou da abertura do segundo dia de oficina sobre orçamento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada pelo CNS nesta quinta (09/05), em Porto Alegre (RS).

A formação, ministrada por representantes da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin), tem o objetivo de fomentar as discussões no controle social sobre a aplicação da Lei Complementar nº 141/2012, que dispõe acerca dos valores mínimos a serem aplicados anualmente (pelos municípios, estados e União) em ações e serviços públicos de saúde.

O evento contou com a presença do coordenador da comissão, conselheiro nacional de saúde membro da mesa diretora do CNS, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), André Luiz de Oliveira; da secretária adjunta da Saúde do RS, Aglaé Regina da Silva; e do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Cláudio Augustin.

Na ocasião, o conselheiro nacional de saúde, coordenador adjunto da Cofin e presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Getúlio Vargas Moura Júnior, entregou folhas do abaixo-assinado do CNS com centenas de assinaturas contra a Emenda Constitucional 95/2016. A mobilização para a coleta das adesões foi pela Federação Gaúcha da União de Associações de Moradores do RS, a qual Pigatto também preside.

Saiba Mais

A oficina atende participantes da Região Sul. Essa é mais uma ação preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que tem como tema principal Democracia e Saúde e como eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS.

Assista a transmissão
https://bit.ly/2VphwU7

IMG 20190509 WA0030 1

Ascom CNS
www.conselho.saude.gov.br/16cns

registrado em:
Fim do conteúdo da página