Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Seminário de Modalidades de Gestão reúne 180 pessoas


Atores da saúde definem desafios que devem ser perseguidos para uma melhor condução dos serviços do SUS


09.08.2007

 

 
 

Dias 6 e 7 de agosto, em Brasília/DF, o Conselho Nacional de Saúde realizou um debate inédito sobre modalidades de gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Seminário sobre Modalidades de Gestão no SUS mobilizou representantes de usuários, profissionais de saúde, gestores da área, prestadores de serviço para o setor e comunidade científica. Cerca de 180 pessoas participaram do evento, numa demonstração de que a condução dos serviços de atenção à saúde no país é um dos grandes desafios a serem enfrentados.


Durante o seminário foram apresentados diferentes exemplos de gestão no SUS, como os consórcios intermunicipais de Jacarezinho/PR, o Grupo Hospitalar Conceição/RS, a Fundação Ary Frauzino no Instituto Nacional do Câncer/RJ, as organizações sociais de interesse público em atuação no estado de São Paulo, os hospitais da Universidade Federal de Minas Gerais e as experiências das prefeituras de Amparo/SP e Belo Horizonte/MG. Uma avaliação dos últimos 20 anos da reforma do estado no país figurou como tema da mesa de abertura do evento.


Ao final do seminário e a partir das intervenções feitas pelos participantes, foi elaborado documento contendo as doze características consideradas indispensáveis para um novo modelo de gestão dos serviços de saúde (Clique aqui e leia a íntegra do documento do Seminário Nacional). O texto também registra que várias intervenções durante o seminário solicitaram a retirada do Projeto de Lei Complementar 92/2007 que tramita no Congresso Nacional (Clique aqui e leia mais sobre o posicionamento do CNS a respeito do projeto das fundações estatais de direito privado).


Nesta quinta-feira (9/08), segundo dia da 176ª Reunião Ordinária do CNS, o Pleno do Conselho Nacional de Saúde aprovou a criação de um Grupo de Trabalho (GT), formado por conselheiros de saúde, para elaborar um documento-síntese do Seminário sobre Modalidades de Gestão no SUS. Além dos resultados, o relatório produzido pelo GT deverá contemplar a sistematização das exposições e intervenções da plenária durante o evento.


Outro encaminhamento do Seminário de Modalidades de Gestão, também aprovado pelo Pleno do CNS, diz respeito à composição de uma Comissão formada por representantes de todas as entidades/instituições participantes do Seminário de Modalidades de Gestão. Essa comissão ficará encarregada de aprofundar o conteúdo do relatório do grupo de trabalho e elaborar uma proposta concreta a ser apresentada no mês de outubro, durante o II Seminário Modalidades de Gestão no SUS. A intenção é que, ao final do segundo seminário, seja possível finalizar um documento a ser apresentado e debatido durante etapa nacional da 13ª Conferência Nacional de Saúde, em novembro.

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I