Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Recomendações

 

Recomendações 2018

DATA

REUNIÃO

ASSUNTO

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, a criação e/ou fortalecimento de comissões intersetoriais de atenção à saúde das pessoas com deficiência.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Às/aos gestoras/es da Saúde, que a temática da Pessoa com Deficiência sejam incorporados nas Políticas de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde, Estados e Municípios, considerando suas especificidades.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde que promovam atividades e articulações, mesas redondas, painéis e reuniões, dentre outras, para divulgar de forma ampla e ostensiva o papel e a importância de conscientizar a respeito do Dezembro Vermelho em todas as instâncias do controle social no SUS, o que desencadeará um processo de conhecimento, aproximação, promoção, prevenção e proteção no combate ao HIV/AIDS e às ISTs otimizando seus resultados.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde, a elaboração, articulada com o Conselho Nacional de Saúde, através da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, de material educativo à população e às/aos profissionais de saúde acerca dos direitos da Pessoa com Deficiência.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

1. Ao Ministério da Saúde:

I – Que os consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários sejam cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e submetidos, obrigatoriamente, ao licenciamento e fiscalização sanitária junto aos órgãos de vigilância sanitária;

II – A alteração da Portaria GM/MS no 2.022, de 7 de agosto de 2017, com a inclusão, na tipificação e classificação de estabelecimentos de saúde, dos consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários, como serviços de assistência médico- veterinária; e

III – Que os serviços de assistência médico-veterinária e demais serviços voltados à saúde e bem-estar animal não sejam caracterizados como ações e serviços públicos de saúde ou considerados para fins de apuração dos percentuais mínimos das despesas com ações e serviços públicos de saúde, conforme prevê a Lei Complementar no 141, de 13 de janeiro de 2012, com exceção dos recursos necessários para a implantação, implementação e manutenção de unidades de zoonoses integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

2. À Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

Que, em conjunto com a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), defina a regulamentação dos aspectos operacionais envolvidos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, em prazo de 180 (cento e oitenta dias), prorrogável mediante justificativa.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Que realize as ações para inserção da saúde da pessoa idosa como área estratégica da Atenção Básica, assim como são estratégicas as áreas materno-infantil,

incluindo assim, informações sobre as condições de saúde da pessoa idosa coletados na Atenção Básica por meio do Prontuário Eletrônico, para que seja realizado o acompanhado da população idosa na atenção básica.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Que realize as ações para inserção da saúde da pessoa idosa como área estratégica da Atenção Básica, assim como são estratégicas as áreas materno-infantil,

incluindo assim, informações sobre as condições de saúde da pessoa idosa coletados na Atenção Básica, para que seja realizado o acompanhado da população idosa na atenção básica.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN):

1.Que suspendam administrativamente, em atenção à legislação referida nesta recomendação, a obrigatoriedade do exame toxicológico “de larga janela”, até que se obtenha evidências científicas mais concretas que justifique sua aplicação.
2. Que o debate em torno dessa matéria seja ampliado com toda a sociedade, por meio da realização de seminários, audiências públicas, com participação de todas as instituições e segmentos envolvidos; e

3.Que articule a proposição de Projeto de Lei substitutivo ao PL no 6187/2016 contendo proposição de revogação do exame nos termos dispostos na Lei no 13.103, de 02 de março de 2015.

13/12/2018
312ª R.O. do CNS

Ao Congresso Nacional, que ao pautar Projetos de Lei que tratam da temática relativa à Pessoa com Deficiência, estabeleça diálogo com o controle social, espaços legítimos de formulação da Política, especialmente na Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência do Conselho Nacional de Saúde (CIASPD/CNS) e no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).

26/11/2018
311ª R.O. do CNS

. Ao Ministério da Saúde: a suspensão da Portaria no 3.652, de 2018, que ao repercutir, de imediato, na descontinuidade dos serviços de RAPS, desassistindo os(as) usuários(as) desses serviços, demonstra, em seu teor, falta de comprometimento

com a política pública e, sobretudo, com os direitos humanos

2. A Defensoria Pública da União: que proceda as providências cabíveis para que sejam cessados os efeitos da referida Portaria até a apuração efetiva dos reais motivos, bem como sejam responsabilizadas as devidas instâncias de gestão, sem que haja qualquer prejuízo na garantia de assistência aos(as) usuários(as).

26/11/2018
311ª R.O. do CNS

Que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina suprima o inciso II do Art. 12o

do Projeto de Lei n° 253/2018.

08/11/2018
311ª R.O. do CNS

Ao Exmo. Sr. Presidente da República a adoção de medidas corretivas urgentes, antes do final do exercício de 2018, para que não ocorra a redução de recursos em 2018 para as despesas com ações e serviços públicos de saúde (conforme princípio constitucional da vedação de retrocesso) como decorrência da redução real do piso e com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento das ações e serviços públicos de saúde no âmbito federal, nos termos das diretrizes para o estabelecimento das prioridades para 2018 aprovadas pela Resolução CNS 541

08/11/2018
311ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde, com vistas a orientar o processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Política Nacional de ISTs/Aids e Hepatites Virais (HV), objetivando manter o foco sobre a execução financeira especifica no orçamento geral da União no SUS.

11/10/2018
311ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde: 1)Encomendar estudos, a serem amplamente publicizados, acerca dos tópicos que seguem: a)Perfil epidemiológico dos portadores de doença celíaca;b)Avaliação de incidência e prevalência da doença celíaca; c)Pesquisa sobre novos tratamentos para a doença celíaca; d)Avaliação do risco da contaminação cruzada no controle da doença celíaca;e)Avaliação dos impactos na saúde mental dos portadores da doença celíaca; f)Pesquisa de biomarcadores de sensibilidade ao glúten não celíaca; eg)Pesquisa para detectar e quantificar o glúten nos alimentose possível revisão sistemática. 2)Efetivar a organização da rede de atenção aos portadores de doença celíaca, com implantação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca –PCDT nº 1149, publicado em11 de novembro de 2015, por meio de pactuação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em especial na definição dos laboratórios responsáveis pela realização da sorologia nosestados, dos locais para a realização da biópsia de intestino delgado e demais ações necessárias ao diagnóstico e acesso à atenção nutricional.

11/10/2018
310ª R.O. do CNS
Ao Ministério da Saúde:1.Garantir liberação dos recursos da Lei Orçamentária Anual 2018, com vistas a execução de todas as atividades previstas na ação orçamentária “Implementação da Segurança Alimentar e Nutricional -20QH”; e2.Ampliar os recursos do Programa de Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição (FAN)para municípios abaixo de 30 mil habitantes.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
.AoPrefeito do Município de São Paulo a revogação do DecretoMunicipal de São Paulo nº 58.419, de 14 de setembro de 2018;2.Aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde,que se manifestem pela revogação do referido decreto e divulguem seus efeitos prejudiciais à saúde pública; e 3.Às autoridades sanitárias do país que impeçam que medidas semelhantes sejam tomadas em outros Estados ou Municípios.Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua Trecentésima Décima Reunião Ordinária, realizada nos dias10 e 11 de outubro de 2018.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
À Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):Que garanta 100%do ressarcimento ao SUS objetivando reduzir o sucateamento do sistema e inibir práticas indevidas das empresas operadoras de planos de saúde, no prazo máximo de até 2 (dois) anos.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
AoMinistério da Saúde:1. Querealize a alocação de créditos financeirossuplementaresaoPrograma Anual de Saúde (PAS)2018,de modo,agarantir o cumprimento das metasdas açõese serviços de saúde bucal previstase não executadasdoPAS 2017, no caso, as ações relativas à ampliação e qualificação da atenção especializadaem saúde bucal, uma das linhas estratégicas da PNSB, por meio da implantação adicional(além da prevista para este ano)de 52 (cinquenta e dois) Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e 196 (cento e noventa e seis) Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD)nos estados e municípios,bem como,na qualificação do acompanhamento técnico e na definição doscritérios de repasses federais;2. Que cumpra,de forma integral, ou seja,em 100%,a execução financeira prevista na PAS 2018em ações e serviços de saúde bucal;3. Quecumpra,de forma integral,as metas do Plano Nacional de Saúde2016-2019para as ações de saúde bucaleestabeleça,no Plano Nacional de Saúde2020-2023, metas anuais de ampliaçãodonúmero de Equipes de Saúde Bucal (ESB)implantadasna Atenção Básicade modo a garantir o completo equilíbrio na proporção entre o número destas e das Equipes de Saúde da Família (ESF) eaampliação da cobertura dasaçõesde saúde bucalda população brasileira;
4. Que execute, de forma integral, os R$ 344 milhões em ações e serviços de saúde bucal anunciados pelo governo em 2017 por meio da adição de R$ 152 milhões à título de crédito suplementar à PAS 2018;5. Que a área técnica do Ministério da Saúdeapresente ao CNS e torne público relatório pormenorizado dos gastos relativosà fluoretação das águas de consumo;e6. Que empenhe,de forma imediata,os recursos orçamentários e financeiros previstos no orçamento de 2018 relativos a execução do Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal SB 2020.Aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde:Quesejam convocadas, nestas instâncias,representações das Coordenações Estaduais de Saúde Bucal e das Comissões Intersetoriais Bipartites (CIB)e se paute a necessidade de construção de mecanismos deacompanhamento,nos estados e municípios,do processo de credenciamento e implantação dos Centros Especializados de Odontologiae Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
Ao Ministério da Saúde:Que, em articulação com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, coordene as necessárias ações junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Instituto Nacional de Propriedade Industrial, para:1.Em caráter de urgência, revisar o processode concessão da patente ao Sofosbuvir e tornar nulo o monopólio concedido; e 2.Em caráter permanente, assegurar que os deferimentos ou indeferimentos de concessão de patentes relacionados ao setor saúde e principalmente para aqueles considerados de caráter estratégico e elevado impacto para o Sistema Único de Saúde, leve em consideração a relevância e interesse público.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
Ao Presidente da Câmara dos Deputados, em atenção ao Art. 17, II, d, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados: 1.Que arquive oPL 7419/2006e apensos, interrompendo assim o favorecimento explicito às prestadoras de planos de saúde;e2.Que realize amplo debate sobre o tema por meio de AudiênciasPúblicas quecontem com participação democrática, que incluao Conselho Nacional de Saúde, Entidadesda Sociedade Civil, Instituições de Defesa do Consumidor e outros Órgãos Governamentais.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
Ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP): Que realize chamamento de audiência pública, a fim de que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)possa apresentar um plano de ação frente à decisão do STF sobre o Ressarcimento do SUS frente às diversas ações judiciais que estavam aguardando o reconhecimento da Constitucionalidade doArt. 32 da Lei nº 9.656/1998 que versa sobre tal ressarcimento.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
Ao relator da PEC451/2014, DeputadoRubens Pereira Júnior (PCdoB/MA),quearquive a PEC 451/2014,de autoria do ex-deputado Eduardo Cunha; eAos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania(CCJC) da Câmara dos Deputados,queem caso de submissão de novo parecer pelo relator, votem pela rejeição e arquivamento da PEC 451/2014, por seu conteúdo violador da estrutura organizativa do SUS.
11/10/2018
310ª R.O. do CNS
À Sua Excelência Alexandre de Moraes ,Ministro do Supremo Tribunal Federal relatorda ADI nº 5322/2015: Que considere as razões apresentadas pelo controle social em saúde no que se refere à inadequação da obrigatoriedade e generalização do exame toxicológico nos moldes que estão propostos no Projeto de Lei 6187/2016 e que aprecie combrevidade as razões apresentadas na ADI nº 5322/2015, que questiona a constitucionalidade da Lei nº 13.103/2015.
13/09/2018
309ª R.O. do CNS
o Ministério da Saúde:Que revogue a Portaria nº 2.894, de 12 de setembro de 2018, com vistas a manter o Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle por linha de produção/produtos, emitido pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde nas compras e licitações públicas de medicamentos,realizadas pelos serviços próprios, e conveniados pelo SUS, conforme previa a Portaria nº 2.814/GM, de 29 de maio de 1998.AosMinistros do Tribunal de Contas da União (TCU):1.Queconsidere os elementos dispostos nessa recomendação ereveja o Acórdão nº 4788/2016 –Primeira Câmara, no sentido de garantir a proteção dos direitos e a segurança dos pacientese da população brasileira; e2.Que o Conselho Nacional de Saúde seja envolvido de maneira ativa nos debates e processos referentes àsaúde da população brasileira, tendo em vista que o CNS,conforme disposto na Lei nº 8.142/1990, é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo e, em razão disso, detém em sua composição representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde, bem como nas estratégias e na promoção do processo de controle social, em toda sua amplitude, no âmbito dos setores público, privado e filantrópico,com observância para os aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legitimamente constituído em cada esfera do governo;
13/09/2018
309ª R.O. do CNS

Recomenda ao Pleno que: Que toda e qualquer legislação alusiva a pesquisa envolvendo seres humanos respeite os princípios e pressupostos normativos do marco regulatório brasileiro, que tratam da proteção dos direitos e da segurança dos participantes de pesquisa, Que garanta a referida proteção dos direitos e a segurança dos participantes de pesquisas, no Projeto de Lei no 7.082/2017.

09/08/2018
307ª R.O. do CNS

Recomenda ao Ministério da Saúde que: ?Que tome as devidas providências para o tempestivo e adequado?reestabelecimento da disponibilização do Indicadores e Dados Básicos (IDB) para o?conjunto da sociedade brasileira.Recomenda aos Conselheiros Municipais e Estaduais que: Que pautem o debate sobre a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a partir da criação de espaços e instrumentos tais como Grupos de Trabalho, Câmaras Técnicas, Comissões entre outros, com o objetivo de ampliar e discutir a PNAB com todo o controle social..

25/07/2018
307ª R.O. do CNS

Recomenda ao Pleno que: Suspenda, imediatamente, os efeitos da Portaria no 1.675/2018; Reestabeleça a vigência, na íntegra, da Portaria no 389/2014; e Estabeleça as condições reais e concretas para que quaisquer alterações nas normas relacionadas aos doentes renais crônicos sejam discutidas, previamente, com o controle social, em especial, com todas as partes envolvidas na assistência e no tratamento do Doente Renal Crônico.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): Que reconsidere a RDC nº 234, de 20 de junho de 2018, no que diz respeito à terceirização do controle de qualidade.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

Ao o Instituto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA): Que seja dada a visibilidade necessária a violência contra às pessoas idosas, fazendo o recorte desta população nos estudos realizados por este Instituto.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

Ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) que realizem articulação entre as secretarias municipais e estaduais para o desenvolvimento de atividades de divulgação e de estímulo à adesão da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

À Presidência da Câmara dos Deputados: Que não aprove o Projeto de Lei nº 9.482/2018, que acrescenta o §2º ao Art. 6º da Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que visa autorizar os supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

Ao Superior Tribunal de Justiça, em extensão aos Tribunais de Justiça: Que ao analisarem ações judiciais cujo objeto vise a garantia de direito individual ou coletivo à saúde, seja para acesso aos serviços ou insumos, no âmbito da promoção, proteção ou recuperação da saúde, não sejam contrariados os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Que os critérios de hipossuficiência não sejam instrumentalizados como fundamento para a concessão de medicamentos, já que assim, se fragiliza o princípio da universalidade do SUS.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde que encaminhem a demanda relativa aos desdobramentos do Ofício-Circular nº 38/2018/CGRS/DDES/SESU/ SESU-MEC para ser pautada na próxima plenária da CNRMS, respeitando o processo democrático de instância de deliberação.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

Ao Governo do Estado do Alagoas: Que revogue imediatamente os dispositivos do Decreto nº 57.404, de 31 de janeiro de 2018, que limitam a atuação do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Alagoas ou que fundamentem possíveis interferências da gestão no âmbito do controle social e garanta o pleno funcionamento do Conselho Estadual de Saúde, na forma da lei.

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde: Fortalecer a estratégia de Saúde da Família em sua essência que, por se configurar no modelo prioritário da atenção básica no Brasil, impacta nas ações de promoção e vigilância em saúde, incluindo o processo de vacinação; Garantir aquisição de equipamentos e distribuição de imunobiológicos (soros, vacinas e imunoglobulinas) aos Estados, de maneira regular e suficiente, contribuindo para a intensificação e homogeneidade da cobertura vacinal; Avaliar a introdução de Calendário Vacinal diferenciado de acordo com a realidade geográfica e especificidades loco-regionais, considerando a sazonalidade e acesso territorial, conforme programação do Estado, para a realização das ações de imunização nos municípios; e . Fortalecer o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

13/07/2018
307ª R.O. do CNS

Ao Presidente da Câmara dos Deputados: Que considere a inconstitucionalidade do Projeto de Lei nº 6299/2002 e proceda
ao seu arquivamento. Ao Ministério Público Federal: Que se manifeste quanto à inconstitucionalidade do Projeto de Lei nº 6299/2002. Às entidades e movimentos sociais do Conselho Nacional de Saúde: Que atuem junto aos Deputados Federais de seus respectivos estados para que
problematizem e potencializem as discussões em torno do Projeto de Lei nº 6299/2002.

07/06/2018
306ª R.O. do CNS

Ao Senado Federal que amplie o debate junto aos órgãos de fiscalização e controle social, bem como entidades que militam na discussão da temática. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado que suspenda a sabatina do Sr. Davidson Tolentino de Almeida para ocupar a vaga de Karla Santa Cruz Coelho na diretoria da Agência Nacional de Saúde (ANS). Ao Conselho Nacional do Ministério Público que investigue as indicações presidenciais para os cargos de Diretoria das Agências Reguladoras e que realize audiência pública para oitiva do controle social e entidades com expertise no assunto.

07/06/2018
306ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde, aos presidentes do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCondisi) e ao Comitê de Políticas de Gestão Ambiental e Territorial (PNGATI):
Que a categoria dos Gestores em Saúde Coletiva Indígena seja reconhecida e inserida nos Polos Bases, nas Unidades Gestoras dos Distritos Sanitários (DSEI’s), na Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e nos serviços do SUS nos munícipios e estados, para desempenho de funções em que suas práticas e saberes possam ser exercidas e contribuam com a superação das desigualdades de acesso à saúde pela população indígena.

07/06/2018
306ª R.O. do CNS

Ao S.

07/06/2018
306ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde:
Que realize estudo a fim de verificar a viabilidade e possibilidades de inclusão dos motoristas de táxi/aplicativos/ônibus nas campanhas de vacinação, desde que não prejudique a logística ministerial e, tampouco, retire de outras populações-chave a prioridade das vacinas.

07/06/2018
306ª R.O. do CNS

À Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS):
Que renove a parceria com o DIESAT dando continuidade ao projeto das oficinas de formação por meio do instrumento mais adequado, a fim de ampliar o projeto base, com maior tempo de duração, mais atividades envolvidas, renovando os objetivos e metas e atualizando os valores de financiamento e repasse de acordo com a necessidade.

07/06/2018
306ª R.O. do CNS

À Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS):
Que atue de forma conjunta com o CNS, em atendimento ao previsto no rol de suas competências normativas, como prevê o Decreto nº 8.901/2016, em especial no Art. 37, III e IV, no respeito às decisões legítimas do Pleno do CNS e no alcance dos princípios basilares e dos objetivos da administração pública federal e do SUS, a fim de criar mecanismos garantidores da efetivação do conteúdo decidido em plenária, bem como na otimização da burocracia envolvida nos fluxos administrativos.

07/06/2018
306ª R.O. do CNS

Ao Excelentíssimo Senhor Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados:
Que suspenda os trâmites deliberativos dos projetos de lei mencionados, até que realize Audiência Pública sobre a temática em questão, com amplo debate entre os setores da sociedade civil relacionados, incluindo os órgãos técnicos do Ministério da Saúde, tendo em vista que somente com a participação direta dos envolvidos, será possível solucionar as graves consequências dessas medidas prejudiciais para o trânsito, para os/as condutores/as e para os/as usuários/as.

10/05/2018
305ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde: Que as pessoas em situação de rua e a população de imigrantes sejam consideradas parte do público-alvo em todos os projetos de imunização elaborados pelo SUS.

10/05/2018
305ª R.O. do CNS

À Câmara dos Deputados: Que vote, em regime de urgência, Projeto de Lei nº 10.159/2018, que altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que, entre outras providências, dispõe sobre os Planos de Benefícios a Previdência Social, para dispensar a pessoa com HIV/AIDS aposentada por invalidez de reavaliação pericial.

10/05/2018
305ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde, às Secretarias Estaduais, Distrital e Municipais de Saúde: Que cumpram a Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que anexou as portarias PRT MS/GM 2836/2011, que instituiu a Política Nacional de Saúde Integral da população LGBT e PRT MS/GM 2836/2011, que redefiniu e determinou a instalação do Comitê Técnico de Saúde Integral LGBT.

10/05/2018
305ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Educação: 1. A revogação das portarias nº 328/2018 e nº 329/2018, que suspende o protocolo de pedidos de aumento de vagas e de novos editais de chamamento público para autorização de cursos de graduação em Medicina; 2. Que o CNS seja convidado a participar deste processo. Aos Conselhos de Educação dos Estados e do Distrito Federal: Que atuem no sentido de questionarem a suspensão proposta pelas portarias nº 328/2018 e nº 329/2018.

10/05/2018
305ª R.O. do CNS

Ao STF: Que declare a inconstitucionalidade dos artigos da Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 referidos nas 21 (vinte e uma) ações diretas de inconstitucionalidade, que questionam diversos itens da chamada nova CLT como: a não obrigatoriedade do imposto sindical; o trabalho intermitente; a jornada de trabalho de 12 (doze) horas; o pagamento de honorários advocatícios pelos trabalhadores para acesso à justiça e a insalubridade de locais de trabalho para mulheres grávidas ou lactantes.

27/04/2018
304ª R.O. do CNS

À Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 6.299/2002, que: 1. Modifique o texto divulgado no site da Câmara dos Deputados, a fim de garantir as competências do setor da saúde na avaliação de agrotóxicos; 2. Mantenha os critérios de avaliação para os aspectos de carcinogenicidade, mutagenicidade, teratogenicidade, distúrbios hormonais e danos ao sistema reprodutivo. Ao Presidente da Câmara dos Deputados: Que não permita que projetos como esse.

12/04/2018
304ª R.O. do CNS

Aos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na figura do Diretor-Presidente, Jarbas Barbosa, que adotem o modelo de rotulagem nutricional frontal de advertência proposto pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) como o mais adequado para os objetivos do Direito à saúde, Direito à informação e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.

12/04/2018
304ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde: Reative a Câmara Técnica de Reumatologia, com atualização dos representantes e inclusão do Conselho Nacional de Saúde, com calendário sistemático de todas as reuniões previstas para o ano e apresentação de relatório trimestral.

12/04/2018
304ª R.O. do CNS

Ao Congresso Nacional: Que mantenha a obrigatoriedade, na informação, em relação a presença de transgênicos na rotulagem dos alimentos.

12/04/2018
304ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde: Que prorrogue por 30 dias a entrada em vigor da Portaria nº 739, de 27 de março de 2018o.

23/03/2018
ad referendum

Que a Rede Globo proceda a correção da informação veiculada e que traga à população informações adequadas sobre aleitamento materno conforme normas vigentes.

22/03/2018
303ª R.O. do CNS

Ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que instale, com relativa urgência, cisternas nas aldeias do Vale do Javari para que os povos indígenas dessa região tenham acesso à água potável e que encaminhe a este Conselho Nacional de Saúde um cronograma de execução das obras para acompanhamento.

22/03/2018
303ª R.O. do CNS

À Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a reinstalação da Coordenação Técnica Local (CTL) que atendia o Povo Kanamari antes do corte de cargos pelo qual passou a FUNAI uma vez que tal ação influencia de maneira direta nos indicadores de saúde, sendo determinantes do processo saúde-doença.

21/03/2018
303ª R.O. do CNS

Ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que abra procedimento de investigação acerca da constitucionalidade do Decreto nº 9.262, de 09 de janeiro de 2018 e ao Congresso Nacional, que proponha e aprove Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo frente ao Decreto nº 9.262, de 09 de janeiro de 2018.

28/02/2018
ad referendum

Ao Excelentíssimo Sr. Ministro da Saúde que: Considere as preocupações veiculadas na Carta Aberta ao Presidente da República, sobre a eventual substituição do Subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde.

22/02/2018
302ª R.O. do CNS

Ao Ministério da Saúde, às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, que: Promovam ações de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, Mantenham em seus sítios eletrônicos conteúdo de promoção da saúde relacionado à Esclerose Múltipla e Apoiem a iluminação de prédios públicos na cor laranja.

21/02/2018
302ª R.O. do CNS

À Comissão Intergestores Tripartite (CIT): Que prorrogue, por mais 30 (trinta) dias, o prazo da consulta pública acerca da minuta de resolução, que dispõe sobre a proteção e o tratamento de dados pessoais em saúde, totalizando 45 (quarenta e cinco) dias, até o dia 30 de março de 2018.

30/01/2018
301ª R.O. do CNS

A revogação da Portaria nº 3588, de 21 de dezembro de 2017.

A publicação de portaria em substituição, que esteja de acordo com os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, de modo a reverter os retrocessos acima apontados.

Que qualquer alteração da Política Nacional de Saúde Mental seja amplamente discutida com o pleno do Conselho Nacional de Saúde.

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I