Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus, porém não há motivo para pânico

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus, porém não há motivo para pânico

Apesar do potencial de transmissibilidade do vírus, todos os estados e o Distrito Federal estão com planos de contingência elaborados

  • Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 12h36

 

WhatsApp Image 2020 02 27 at 12.34.45

O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira (26/02) o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19). Um homem de 61 anos, com histórico de viagem para Itália, deu entrada no hospital no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde foi confirmada a doença. 

No momento, o Ministério da Saúde monitora 20 casos suspeitos da infecção nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Desde o início do surto da doença na China, em dezembro de 2019, o Brasil já descartou 59 casos suspeitos. 

Apesar do potencial de transmissibilidade do vírus, todos os estados e o Distrito Federal estão com planos de contingência elaborados. O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), do Sistema Único de Saúde (SUS), está completamente preparado para qualquer eventualidade.

Desde que apareceram os primeiros casos do Covid-19, foi instalado no país um centro de operações de emergência para monitorar a doença. Além disso, diversas instituições ligadas ao SUS realizaram uma série de ações de referência em nove países das Américas (Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Panamá), reforçando que o sistema de saúde brasileiro está preparado para atender a população e enfrentar a doença.

Ações de prevenção

Com a inexistência de vacina ou remédio contra o novo coronavírus, o mais indicado até o momento é redobrar a atenção com medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é importante evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

O Ministério da Saúde também reforça a necessidade de enfrentar a “epidemia de informações falsas”, que provocam pânico na população. Para obter oficiais e atualizadas acesse www.saúde.gov.br. Também é possível acessar a plataforma digital que indica, por estado, as notificações de casos de doença. Para combater as fake news o Ministério da Saúde disponibiliza um número de whatsapp para envio de mensagens da população. Qualquer cidadão poderá enviar mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.

Ascom CNS com informações do Ministério da Saúde

Foto: Jornal São Gonçalo

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página